Black Friday: a antecedência é a alma do negócio

É hora de concentrar todos os esforços para não ser esmagado pela concorrência na Black Friday

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8:12 am - 21 de setembro de 2023

Estamos há pouco mais de dois meses da Black Friday de 2023 e pergunto a você, varejista: tudo preparado para os cinco dias mais aguardados do ano? Se a resposta é “ainda não”, a hora é de concentrar todos os seus esforços para não ser esmagado pela concorrência.

Os mais de 13 milhões de brasileiros que estrearam no comércio eletrônico em 2020 seguem cada vez mais confiantes e familiarizados com este canal. Para a edição deste ano, temos ainda um cenário econômico favorável, com o PIB em crescimento, o que significa maior poder de consumo. Segundo dados da ABComm, a expectativa é de um aumento de 9,5% nas vendas em comparação a 2022.

Diante deste cenário positivo, só terá prejuízo quem não se preparar. Listo, abaixo, três dicas fundamentais para fazer bonito no 13º mês do ano.

Proteja seu site contra a lentidão na Black Friday

Quando falamos de Black Friday, temos que pensar além das boas ofertas para disparar na concorrência. É preciso garantir também infraestrutura tecnológica em meio ao volume excessivo e simultâneo de acessos esperados.

A sua página só permanecerá nas primeiras posições do Google se tiver boa velocidade de carregamento. Esse é um fator constantemente monitorado pelos sites de buscas. É importante, portanto, mapear com antecedência quais são os horários de maior procura do seu site para se preparar tanto para o melhor quanto para o pior cenário. Evite ainda mudanças estruturais durante estes dias para não comprometer a estabilidade.

Outra arma contra a lentidão é investir em ferramentas como a Content Delivery Network (CDN), ou rede de distribuição de conteúdo. A CDN é uma rede de servidores que garante a disponibilização imediata do conteúdo das páginas, impedindo que a loja perca posições no ranqueamento. Você pode implementar este serviço por um valor acessível, ativando-o apenas em períodos mais urgentes do ano, como a Black Friday e o Natal, por exemplo.

Crie suas landing pages com antecedência

Para atingir uma posição de destaque no Google, o seu site precisa ter um histórico de buscas e de visitas consistentes. Não adianta criar páginas às vésperas da data. A estratégia de SEO (Search Engine Optimization), portanto, deve focar no tema com meses de antecedência.

Neste sentido, entender como o consumidor realiza as suas buscas é uma dica de ouro. Tenha em sua página termos óbvios como Promoção de Black Friday, Preços mais baixos de Black Friday, Black Novembro, Ofertas Antecipadas de Black Friday. Considere também o “abrasileiramento” na grafia dessas expressões como: black fraidai, black frayday, blaqui fraidei e similares. Uma indexação perfeita, com as melhores imagens e descrições, te levará longe.

Pesquise tendências

Identificar e analisar tendências de mercado é um movimento necessário não apenas na Black Friday. Mas aqui, especialmente, cabe ao SEO um olhar apurado quanto aos hábitos de consumo do cliente para se antecipar à demanda. Quais buscas têm estado em alta nos últimos tempos? A partir disso, a empresa pode preparar seu estoque estrategicamente para o período.

E lembre-se: uma ótima performance na Black Friday deixará frutos para além de novembro. O bom tráfego do seu site registrado na liquidação garantirá maior relevância e melhor posicionamento das suas páginas no Google.

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João Lee

João Lee é CEO da Simplex, startup franco-brasileira pioneira na abordagem tecnológica de SEO (Search Engine Optimization) para aumento de tráfego qualificado, conversão e vendas online. Especialista em plataformas digitais de Analytics e CRM (Customer Relationship Management), foi responsável pela área de Web Analytics da Cnova, do Grupo Casino.

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