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Black Friday 2023: Google e varejo têm perspectivas otimistas para a data

A Black Friday de 2023 promete ser uma das mais promissoras dos últimos anos. Segundo Fábio Garcia, head de Google para Varejo, há sinais claros de melhoria no setor de varejo para a data, de acordo com dados coletados pela gigante de tecnologia. A pesquisa, realizada em parceria com a Offerwise, coletou informações em julho e no último mês e revela dados interessantes sobre a expectativa dos consumidores para a Black Friday.

O levantamento, divulgado exatamente um mês antes da realização dessa grande data para o varejo, contou com a participação de 2 mil brasileiros das classes A, B e C. Ele aponta que, no terceiro trimestre, as buscas relacionadas à Black Friday aumentaram 114% em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Esta é um dado recorde de pré-Black Friday”, adiantou o executivo em conversa com jornalistas na manhã desta quarta-feira (25/10).

Comparativamente, enquanto em 2020 e 2023 houve um crescimento de 18%, o salto em 2021 comparado a 2023 foi de 89%. Garcia sugere que este interesse recorde é reflexo de uma perspectiva financeira mais positiva. Na pesquisa, apenas 33% disseram que o orçamento está comprometido, enquanto 16% sentem que seus orçamentos estão totalmente ou quase totalmente comprometidos.

Segundo o executivo, além das tradicionais categorias como vídeo, câmeras e filmadoras, suplementos, limpeza e bebidas têm apresentado crescimento expressivo. As top 5 categorias em crescimento na última semana foram: ar e ventilação, suplementos, automotivo, eletroportáteis e construção.

A pesquisa indica que mesmo aqueles que não pretendem concluir a compra on-line estão utilizando a web para pesquisa. Cerca de 91% dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday 2023 utilizam o digital para informar suas decisões.

Em julho, a pesquisa do Google revelou que o brasileiro pretendia comprar seis categorias e agora são quatro categorias. “Enxergamos um refinamento. São escolhas”, explicou o executivo. Ele completou dizendo que a escolha do produto é a que mais está avançada, mas o consumidor revela que ainda não escolheu a marca e o local de compra. “Há oportunidade para as marcas influenciarem onde o cliente vai comprar e ainda pela escolha da marca.”

Black Friday o ano todo

Em mesa redonda promovida pelo Google, Camila Armstrong, coordenadora de performance de Zee.Dog; Julia Chagas, diretora de Marketing e Student Experience da Alura; Fabio Danagelis, head de business, media performance e CRM da Fisia, distribuidora da Nike; e Gabriel Gomes, diretor de D2C da Eletrolux para América Latina, compartilharam suas estratégias para a Black Friday 2023.

Em comum, os executivos afirmaram estarem otimistas e esperam crescimento nas vendas. Mas para chegar lá, revelaram, é preciso criar estratégias para a Black Friday durante todo o ano, captando leads com diferentes táticas para laçar o cliente na data.

Camila destacou a conexão entre pessoas e cachorros como diferencial da Zee.Dog. A marca espera crescer 4% em comparação ao ano anterior. “O mercado está aquecido. As pessoas estão otimistas para gastar mais, mas, de qualquer forma, os leilões [por palavras-chave no Google] estão mais concorridos. Estamos nos preparando para conseguir esse resultado”, contou.

Na edtech Alura, Julia mencionou a importância de atrair clientes potenciais ao longo do ano por meio de conteúdo gratuito e parcerias com influenciadores, uma estratégia que tem tido sucesso e ainda contribui para resultados positivos na Black Friday, disse.

“O cenário das edtechs esse ano está mais complicado, seja por layoffs, ou por mudanças do comportamento para o presencial. No nosso negócio, existe compra por impulso, mas não é o comportamento padrão. Por isso, convertemos na Black Friday pessoas que atraíamos no funil no ano e esse é o momento que o cliente aproveita para comprar. Essa Black Friday será igual para nós.”

Danagelis ressaltou que a Nike vê a Black Friday como parte de uma “jornada estendida”, buscando engajar o consumidor não apenas na data, mas ao longo de dois meses, com estratégias que nascem logo após o término da Black Friday do ano anterior.

“Temos uma estratégia clara de estar próximo do consumidor. Nosso consumidor leal tem acesso antecipado às ofertas, por exemplo. No ano passado, não tínhamos tanto uma estratégia de acelerar dezembro e agora estamos preparados para seguir acelerando no mês seguinte. Continuamos muito aquecidos no Natal”, revelou ele.

Já Gomes, da Eletrolux, prevê uma Black Friday promissora, em parte devido à escassez de eletrônicos causada pela crise da seca em Manaus, mas também por um cenário diferente do ano anterior, de concorrência com a Copa, por exemplo. “Nossa estratégia começou desde o dia seguinte da Black Friday do ano passado. Afinal, essa estratégia precisa ser construída ao longo do tempo. É muito mais eficiência do que transformação do negócio. O que estamos construindo desde então é marca, para ter preferência pela nossa marca”, detalhou ele.

Gomes revelou que a empresa tem apostado ainda em machine learning e inteligência artificial (IA) para contribuir com as estratégias de conversão de vendas. Além disso, a TI da empresa é um parceiro importante na jornada da Black Friday. “Fazemos muitos testes. Testamos todas as integrações para comportar o volume. Uma semana depois, entendemos como podemos não errar mais, os aprendizados e correção de rota são fundamentais. Por exemplo, há alguns meses, fizemos com o Google um bootcamp focado em mobile para preparar o terreno pela Black Friday desse ano”, comentou.

Com uma mensagem de que a antecipação é a chave para o sucesso na Black Friday, os executivos encerraram enfatizando que o crescimento e a eficiência devem andar de mãos dadas. As marcas estão otimistas, mas também estão pisando no terreno da data com cautela, garantindo que suas estratégias sejam eficazes.

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