Notícias

Bill Gates pede distribuição justa de vacina contra Covid-19

Se depender de Bill Gates a vacina e os remédios contra o novo coronavírus não terão monopólio de quem pode pagar mais. Ao menos, é nisso que o filantropo, bilionário e fundador da Microsoft acredita. No último sábado (11), Gates participou de uma conferência sobre o o tema e espera que a distribuição das medidas contra o vírus seja igualitária.

O empresário afirma que “se deixarmos vacinas e medicamentos irem para quem pode pagar mais no lugar das pessoas e países onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, injusta e letal”. Além disso, Gates também é taxativo sobre o comportamento dos líderes nesse período: “precisamos de líderes que tome decisões difíceis sobre distribuição baseada em igualdade”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende distribuir 2 bilhões de doses da vacina contra a covid-19 até 2021. A iniciativa, chamada de Covax Facility, é uma ação global que pretende garantir acesso justo e igualitário às vacinas contra a doença. O projeto é uma parceria da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) – fundação criada por Gates – e da Coalização para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).

Até o momento, 165 países estão envolvidos na ação global. O Brasil é parte da iniciativa, que deve cobrar de cerca de 75 países pelas doses de vacinas. No entanto, estima-se que o governo brasileiro invista US$ 2 bilhões para comprar doses da vacina capazes de imunizar 20% da população. Há ainda outros 90 países mais pobres também devem colaborar com o projeto, recebendo as doses como doação.

Saiba como fica mercado para empresas de seguros após a Covid-19

Briga com Trump e teoria da conspiração

Ao denunciar a “lógica de mercado”, Gates aponta claramente para os Estados Unidos e seu presidente, Donald Trump. Em junho, os EUA compraram quase todo o estoque mundial do medicamento remdesivir, que é apontado como eficaz no tratamento da doença. Ou seja, os norte-americanos já usaram de sua força durante a pandemia para a compra de respiradores e equipamentos para uso de profissionais da saúde, vale lembrar.

Assim, o alerta de Gates sobre a vacina vem bem a calhar. Com uma várias versões do medicamento em desenvolvimento, nada indica que essa prática de usar sua força comercial não será repetida por Trump. Por conta de seu posicionamento, o bilionário e fundador da Microsoft se tornou alvo de uma série de fake news e teorias da conspiração de que teria desenvolvido o vírus para lucrar com o desenvolvimento de uma vacina.

 

 

Recent Posts

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

21 minutos ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

1 hora ago

Mais da metade dos ataques contra empresas no Brasil em 2023 usaram IA generativa

Apesar de uma redução no número total de ataques cibernéticos no Brasil entre 2022 e…

2 horas ago

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

3 horas ago

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite…

3 horas ago

Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

A Nutanix, fornecedora de soluções hiperconvergentes, tem como seu modelo de negócios a venda via…

4 horas ago