Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
  • Home >  
  • Notícias

Behind the Code: GFT desafia devs a explorarem IA da IBM no open finance

Na 3ª edição da maratona de programação da IBM, realizada pela IT Mídia, desenvolvedores vivenciarão grandes tendências de mercado em desafios

Redação
09:11 am - 26 de novembro de 2021
Shutterstock

Os dados são o novo petróleo. Mas assim como o petróleo deve ser refinado para ser transformado em gasolina, utilizada como combustível para os veículos, os dados devem ser tratados para que seja possível extrair valor para os negócios. É com essa analogia que Cláudio Pinheiro, head of data science & AI da GFT, empresa de TI para entidades financeiras e indústria, introduz o desafio que será lançado pela GFT aos desenvolvedores durante a Maratona Behind The Code.

Os desafios estão sendo realizados durante novembro pela IT Mídia em parceria com a IBM para devs de norte a sul da América Latina. E como apoiadora desta iniciativa, a GFT propõe aos participantes um desafio sobre uma tendência que está revolucionando a forma como instituições financeiras acessam dados: o open finance.

Leia também: Conheça as vencedoras do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI

O open finance é o grande sistema de dados abertos que agrega informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, incluindo bancárias (open banking) e de contratação de seguros (open insurance). “É uma evolução de como as informações trafegam, possibilitando que elas sejam partilhadas entre as instituições. Isso permite uma visão holística de cada cliente”, complementa o executivo.

Uma vez que um indivíduo autoriza o compartilhamento dessas informações, as instituições ligadas a esse sistema aberto podem saber, por exemplo, que essa pessoa possui uma conta no banco A, tem investimentos no banco B e possui um seguro de automóvel da seguradora C. Com essas informações em mãos, essas empresas poderão compreender melhor o perfil de cada cliente e propor a melhor oferta.

Visão holística

“Nesse desafio da maratona, a GFT quer antecipar como usar inteligência artificial, aprendizado de máquina, ciência dos dados e outras tecnologias e conceitos nesse oceano de dados do open finance”, explica Pinheiro. Dessa forma, os desenvolvedores vivenciarão na prática o open finance em um contexto mais avançado, com um arsenal gigante de dados disponíveis sobre os clientes oriundos de diversos bancos de dados de instituições financeiras.

Desafio posto, os devs terão acesso às mais avançadas tecnologias da IBM de modelagem de dados, como a plataforma Cloud Pack for Data, onde poderão utilizar serviços como Watson Studio para operar camadas de inteligência artificial e preparar dados. A boa notícia é que o desafio pode ser solucionado tanto por quem domina os códigos e linguagens de programação, quanto por pessoas de negócio, graças os recursos do Modern Workflow, que permite executar processos analíticos por meio de caixas que podem ser montadas como “Legos”.

Ao final, eles terão que entregar uma tabela com as recomendações para um cliente a partir de um modelo de recomendação baseado em uma visão holística, e não de uma visão unilateral, resume o head of data science & AI da GFT. “A ideia de usar IA é mimetizar a forma humana de resolver o problema. É preciso criar uma lógica de negócios antes de criar uma lógica de processamento de dados para que a oferta seja interessante”, recomenda. Outra dica é entender sobre as teorias de regras de associação.

Open finance em decolagem

Em aprovação pelo Banco Central, o open finance já é uma realidade para a GFT, que atua no desenvolvimento de soluções de open banking e open insurance para grandes bancos, financeiras e seguradoras na região. “Hoje estamos focados em ajudar o mercado a trazer valor agregado a partir dos dados. Atuamos fortemente nesse contexto de open finance e open banking, colaborando com os principais atores para trazer esses conceitos para o Brasil”. 

O mercado latino-americano encontra-se na primeira etapa do open finance, com a abertura dos dados das instituições (open banking), partindo para uma segunda etapa de compartilhamento de dados dos clientes. As oportunidades para os profissionais de tecnologia surfarem nessa onda é enorme, com demanda para desenvolvedores, engenheiros de dados, cientistas de dados, profissionais de segurança e outros.

Atualmente, a companhia possui mais de 500 vagas abertas em tecnologia somente no Brasil. “A GFT está presente em todos os continentes, com forte atuação nas Américas. Esse ambiente de diversidade proporcionado pela Maratona, com profissionais de diferentes países latino-americanos, nos permite reafirmar os valores da empresa, bem como acessar um perfil de pessoas que gostam de desafios, querem aprender e crescer profissionalmente”, finaliza Pinheiros.

Inscrições

Para se inscrever na Maratona Behind the Code 2021, basta acessar esse link. Podem participar residentes dos países: Argentina (exceto a província de Mendoza), Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Entre as premiações da Maratona estão vouchers, que podem ser trocados em viagens, para os 100 melhores colocados. Os Top 5 vencedores ganharão vouchers adicionais. Os parceiros estratégicos da iniciativa da IBM também terão oferecerão prêmios exclusivos aos participantes com melhor colocação em cada desafio, incluindo vale-compras em dólar nos maiores marketplaces do mercado.

Tags:
behind the code
desafios
GFT
IA
IBM
it mídia
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados