Notícias

Bancos perdem quase metade do mercado para fintechs em 4 anos

Nos últimos quatro anos, as transferências monetárias direcionadas para contas dos cinco maiores bancos brasileiros, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander, caíram 43%. Os dados são do estudo “Market Share de Bancos 2021”, realizado pela Transfeera, fintech de Joinville que atua com open banking de gestão e processamento de pagamentos para empresas.

A Caixa Econômica Federal foi o que mais perdeu share na indústria de meios de pagamento. As transações da instituição suportadas pela fintech caíram de 40% para 14% entre abril de 2017 a agosto de 2021. No período, o Santander perdeu mercado de 19% na plataforma da fintech, reduzindo de 30% para 11% o número de transações. Já o Nubank ganhou espaço, respondendo por 22% das transferências da Transfeera só no último mês de agosto.

Leia mais: B3 adquire Neoway, especializada em dados e analytics, por R$ 1,8 bi

A pesquisa indica que a redução das transações dos bancos é reflexo do aumento da atuação das startups de finanças, que revolucionaram os meios de pagamento no país com novas soluções financeiras. O estudo também ressalta que a transformação digital do sistema financeiro brasileiro, impulsionada pela pandemia, transferiu a movimentação do dinheiro para os meios digitais.

Conforme levantou o Distrito, com base em dados da Comscore, o Brasil lidera a digitalização bancária na América Latina, à frente de Chile, Argentina, Colômbia, México e Peru. O hub de startups também pontua que o país é grandes ecossistemas globais de fintechs, ocupando a décima quarta posição no mundo, segundo a Findexable.

Para o mapeamento, a Transfeera analisou mais de 6 milhões de pagamentos realizados por seus clientes em sua plataforma entre abril de 2017 e agosto deste ano. Foram consideradas as transferências feitas tanto para contas bancárias de pessoas físicas quanto para contas de outras empresas.

Recent Posts

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

19 minutos ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

1 hora ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

2 horas ago

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

19 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

19 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago