Bancos perdem quase metade do mercado para fintechs em 4 anos

Levantamento da Transfeera mostra que a Caixa Econômica foi o banco que mais perdeu espaço em plataforma de processamento de transações

Author Photo
10:20 pm - 20 de outubro de 2021

Nos últimos quatro anos, as transferências monetárias direcionadas para contas dos cinco maiores bancos brasileiros, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander, caíram 43%. Os dados são do estudo “Market Share de Bancos 2021”, realizado pela Transfeera, fintech de Joinville que atua com open banking de gestão e processamento de pagamentos para empresas.

A Caixa Econômica Federal foi o que mais perdeu share na indústria de meios de pagamento. As transações da instituição suportadas pela fintech caíram de 40% para 14% entre abril de 2017 a agosto de 2021. No período, o Santander perdeu mercado de 19% na plataforma da fintech, reduzindo de 30% para 11% o número de transações. Já o Nubank ganhou espaço, respondendo por 22% das transferências da Transfeera só no último mês de agosto.

Leia mais: B3 adquire Neoway, especializada em dados e analytics, por R$ 1,8 bi

A pesquisa indica que a redução das transações dos bancos é reflexo do aumento da atuação das startups de finanças, que revolucionaram os meios de pagamento no país com novas soluções financeiras. O estudo também ressalta que a transformação digital do sistema financeiro brasileiro, impulsionada pela pandemia, transferiu a movimentação do dinheiro para os meios digitais.

Conforme levantou o Distrito, com base em dados da Comscore, o Brasil lidera a digitalização bancária na América Latina, à frente de Chile, Argentina, Colômbia, México e Peru. O hub de startups também pontua que o país é grandes ecossistemas globais de fintechs, ocupando a décima quarta posição no mundo, segundo a Findexable.

Para o mapeamento, a Transfeera analisou mais de 6 milhões de pagamentos realizados por seus clientes em sua plataforma entre abril de 2017 e agosto deste ano. Foram consideradas as transferências feitas tanto para contas bancárias de pessoas físicas quanto para contas de outras empresas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.