Bancos e cartões são os que mais sofrem tentativas de golpes virtuais

Segundo Serasa Experian, mês de fevereiro registrou mais de 326 mil tentativas de fraude

Author Photo
6:31 pm - 07 de abril de 2022

A cada 7 segundos alguém é alvo de golpistas no Brasil, revelou o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Alguns segmentos, entretanto, são mais visados. O setor de Bancos e Cartões lidera o topo das tentativas de golpes virtuais. Somente no último mês de fevereiro foram registradas 181.739 tentativas de golpes virtuais. Em segundo lugar, está o segmento das Financeiras com 58.576 tentativas; seguido por Serviços com 58.122; Varejo com 18.220 registros e, por último, Telefonia com 19,966 tentativas.

No geral, as tentativas de fraude atingiram 326.290 brasileiros em fevereiro de 2022. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, houve uma alta de 4,9% nos casos. Pessoas com idade de 36 a 50 compreendem a faixa etária mais visada pelos fraudadores.

Leia mais: Brasileiros não estão preocupados com fraudes de pagamentos instantâneos, diz pesquisa

De acordo com o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, os consumidores devem estar atentos ao realizar transações e compartilhar os dados. “A tendência é que os golpes sigam ocorrendo. Embora existam muitos mecanismos que possibilitem identificar a tentativa e evitar que de fato ocorra, a maior proteção está no cuidado com os dados pessoais e de crédito.”

O estudo ainda revela que a região onde ocorreu o maior número de tentativas de fraudes foi a Sudeste, com 52,1% dos casos. Em seguida aparece a região Nordeste, com 17%, seguida por Sul, 16%, Centro-Oeste, 9% e Norte com 5,9% das tentativas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.