Banco Original realiza Hackathon com foco em inteligência artificial e open banking

O Banco Original realiza a 1ª edição do Hackathon Original, uma maratona de programação que tem como objetivo fomentar sua revolucionária plataforma de Open Banking junto à comunidade de desenvolvedores. O evento acontecerá entre os dias 2 e 3 de dezembro, na sede da IMasters (Rua Oscar Freire, 2.379 – Pinheiros – São Paulo, SP).

O Hackathon será realizado pela plataforma Original Devs, iniciativa do Banco Original que oferece diversos tipos de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, em inglês) para os desenvolvedores e empresas de qualquer setor da economia. Serviços de conectividade, de crédito e de transferência são algumas das APIs disponíveis para a construção de novas facilidades e produtos para os clientes do Banco Original.

“Desde que abriu suas APIs para o mercado, o banco assumiu o protagonismo na nova tendência de serviços, pois permite que os dados financeiros façam parte do dia a dia das pessoas por meio de experiências exclusivas em qualquer interface, e não apenas em aplicativos desenvolvidos pelo banco”, explica Henrique Jozala, head de Inovação do Original.

Já que agilidade é fundamental para estar na vanguarda tecnológica, as APIs do Original são “developer-friendly”, com documentações simples e métodos fáceis de usar. Isso faz com que os clientes do banco tenham acesso às inovações de maneira mais rápida.

“Fomos o primeiro banco a possibilitar a abertura de conta corrente 100% digital no Brasil. Buscamos levar aos nossos clientes inovações desenvolvidas pela plataforma Open Banking desde seu primeiro ano de operação. O acesso ao banco pelo BOT no Messenger do Facebook e a consulta de saldo e extrato pelo Instagram são alguns dos serviços simples e originais desenvolvidos a partir da abertura das APIs do banco”, reforça Claudia Woods, Diretora do Varejo do Banco Original.

O desafio da maratona, que tem outras empresas parceiras na organização, será a criação de soluções com inteligência artificial utilizando Open Banking. O prêmio para a equipe que desenvolver o projeto mais original durante as mais de 24 horas do Hackathon será o maior prêmio já dado na história de um Hackathon, sendo: 2 Bitcoins – atualmente a moeda virtual Bitcoin vale cerca de R$ 29 mil para a equipe que ficar em primeiro lugar.

Desde o 2º semestre de 2016, o Banco Original vem testando o desenvolvimento de serviços utilizando a inteligência artificial. A Ori, uma simpática robô assistente pessoal e financeira, é um bom exemplo e está sendo utilizada especialmente para fazer com que o cliente mantenha uma relação com o banco de um jeito seguro e inovador, como por exemplo comandar transferências por comando de voz, saber seus gastos em estabelecimentos etc. O aplicativo, que faz uso do sistema Watson da IBM, está sendo testado por mil clientes selecionados pelo banco.

Recent Posts

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

39 minutos ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

1 hora ago

Brasileiros se destacam em soluções bancárias que melhoram experiência do cliente

Ainda que a bancarização tenha crescido na América Latina, os limites de crédito ainda são…

3 horas ago

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

19 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

20 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

20 horas ago