Banco do futuro fará parte de ecossistema personalizado

Carlos Benitez, CEO da BMP, diz que compras de produtos e serviços será reverso ao que fazemos hoje

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6:00 pm - 27 de junho de 2024
Carlos Benitez, CEO da BMP Imagem: Divulgação

Carlos Benitez, CEO da BMP, acredita que o banco do futuro não será, exatamente, um banco. Em entrevista ao IT Forum, durante o Febraban Tech 2024, o executivo dá um panorama atual para contextualizar sua previsão. “O ambiente de integração entre plataformas digitais que, hoje, você perde tempo e necessita de equipes muito grandes, vão ser mais simples. Sendo mais simples, elas acontecerão de forma muito mais dinâmica. Isso fará com que você tenha acesso a qualquer tipo de produto, independente de banco ou não, em ecossistemas que antes não tinha acesso.”

Ou seja, cada público terá produtos específicos, dentro de um ambiente direcionado para uma atividade econômica específico. Por exemplo: o caminhoneiro não terá um banco para ele, mas todo um ecossistema, que vai desde serviços bancários até a compra de pneu.

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“É uma evolução de ecossistema onde talvez não seja um aplicativo, mas um ambiente que agregue, valide e orquestre essas informações. Mas não é um market place. Você não vai saber quem está vendendo, você vai escolher o produto ou serviço. Ou seja, é uma visão reversa do processo de hoje, você está indo no fim, não na origem. E é a Inteligência Artificial que te dará o resultado”, resume Benitez.

O conceito, apesar de ser difícil de imaginar, pode ser exemplificado. No caso do caminhoneiro, ao invés dele buscar em diferentes varejistas o mesmo pneu, ele apenas comprará o pneu e o receberá – independente de quem o vendeu. O mesmo acontecerá com os serviços financeiros, que serão vendidos de acordo com a sua necessidade e não com a instituição.

O papel da BMP no banco do futuro

A BMP é uma provedora de Banking as a Service (BaaS) e, para o banco do futuro, o executivo acredita que auxiliar instituições financeiras a acelerar a entrada de novas tecnologias e formatos de esteira de negócios será uma tendência cada vez mais forte.

Os números da empresa não deixam mentir o bom momento da BMP. A companhia fechou 2023 com lucro líquido de R$ 158 milhões e R$ 496 milhões em receita bruta, o que representa crescimento de 75,5% em relação ao ano anterior. O número de contas digitais da BMP passou de 92 mil em 2022, para 254 mil no ano passado, um crescimento de 176%.

A expectativa é que em 2024 o ambiente transacional opere, no mínimo, em R$ 600 bilhões. Em operações de crédito, a instituição também teve uma alta de 20% em 2023, passando de R$ 20 bilhões em 2022 para R$ 24 bilhões. No ano passado, a BMP também apresentou um crescimento significativo no patrimônio líquido, que chegou a R$ 191 milhões. O número representa uma alta de 59,17% na comparação com 2022, que foi de R$ 120 milhões.

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Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

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