Banco Central suspende uso do WhatsApp Pay no Brasil

Autarquia publicou na terça (23) uma nota solicitando a Mastercard e Visa que interrompam a mediação de pagamentos por meio da plataforma

Author Photo
11:20 am - 24 de junho de 2020

O Banco Central emitiu uma nota na tarde da última terça (23)  determinando que as empresas Visa e Mastercard suspendam ou bloqueiem a intermediação de pagamentos realizados pelo aplicativo WhatsApp, recurso lançado na semana passada que permite ao usuário cadastrar um cartão de crédito ou débito para efetuar operações financeiras, como transferências e pagamentos.

Segundo o Bacen, a suspensão tem como objetivo analisar se o negócio não fere a competitividade de empresas locais e se ele cumpre os requisitos de segurança, transparência e agilidade estabelecidos pela entidade.

“A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e verificar a observância dos princípios e das regras previstas na Lei nº 12.865, de 2013. O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados” afirmou a autarquia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.