Notícias

Banco Central adia fase 2 do Open Banking para agosto

O Banco Central do Brasil comunicou por meio de nota nesta quarta (14) um adiamento da segunda fase do Open Banking, até então programada para começar amanhã (quinta, 15). Segundo o BC, a medida atende a um pedido formal da estrutura de governança do Open Banking, motivado por um atraso nos testes necessários para a homologação e o registro de APIs por parte das instituições participantes.

Com o adiamento o início da chamada “Fase 2” deve começar em 13 de agosto. Apesar disso, as demais fases do processo não foram alteradas – ao menos não por enquanto. Elas estão programadas para começar, segundo o site do próprio BC, em 30 de agosto (Fase 3) e 15 de dezembro (Fase 4). A primeira fase começou em fevereiro.

Leia mais: IT Mídia lança pesquisa sobre adesão à LGPD; veja como participar

A etapa adiada hoje envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes por parte das instituições e empresas participantes. Os clientes precisam autorizar essa troca. Segundo o BC, o objetivo é dar ao consumidor acesso a melhores taxas e prazos para crédito e outros serviços.

O Open Banking faz parte de uma estratégia do BC chamada Agenda BC#, que inclui uma série de mudanças no sistema financeiro de modo a torná-lo mais digital. Isso inclui a criação de novos canais de comunicação e de acesso a serviços.

A resolução pode ser lida nesse link.

Fintechs de acordo

Em nota enviada ao IT Forum pela Associação Brasileira de Fintechs (a ABFintechs), a entidade diz que a decisão do BC foi “assertiva”, dada a importância do tema. E que o Open Banking irá mudar o setor financeiro do país a médio e longo prazo.

“Enxergo este atraso como algo positivo. Afinal, esse foi um pedido das próprias instituições e da própria estrutura de governança do Open Banking”, diz Marcelo Martins, diretor executivo da ABFintechs. “Ao meu ver, não adianta nada a nova fase começar sem que as instituições estejam prontas. É melhor começar realmente quando todas estiverem prontas e satisfeitas com seu nível de segurança e conectividade.”

* texto alterado às 17h00 para inclusão do posicionamento da ABFintechs

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

11 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

15 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

16 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

16 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

17 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

19 horas ago