Banco Carrefour aumenta vendas de seguros em 20% com MicroStrategy

Com solução data-driven, banco otimiza a gestão de vendas e a experiência do cliente e passa usar dados em tempo real para tomar decisões

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7:04 pm - 02 de setembro de 2021
Banco Carrefour

O Banco Carrefour, núcleo de serviços financeiros do Grupo Carrefour, vêm se transformando para se tornar digital e orientado a dados. O intuito é oferecer melhores experiências financeiras aos clientes. Ao longo dessa jornada, a organização apostou na análise de dados para apoiar as tomadas de decisões de negócio – desde aquelas mais relacionadas às áreas de back office até as relacionadas à gestão da jornada do cliente.

O acesso a informações quase em tempo real ajudou a empresa a aumentar as vendas de seguros em 20%, já na primeira semana de uso da ferramenta MicroStrategy, fornecedora de software de BI e analytics. Isso porque a gestão orientada a dados permitiu aos gestores e times internos terem acesso às informações que mostram indicadores de desempenho de várias áreas e projetos em andamento.

Atualmente, o Banco Carrefour consegue acessar em tempo real informações sobre as vendas e ativação dos cartões e seguros nos mais de cem hipermercados Carrefour espalhados pelo país. Além disso, o uso da tecnologia também possibilitou a unificação dos dados de várias áreas e grupos de trabalho, acabando com as divergências de informações na empresa.

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“Com uma gestão orientada a dados juntamente com processos de segurança e governança, a empresa, hoje consegue ser mais assertiva nas suas decisões para atrair, conquistar e encantar clientes”, frisou Roberto Sadami Ikegami, CDO e CRO do Banco Carrefour.

Graças à implantação de uma estratégia data-driven, hoje toda a liderança do Banco Carrefour, além de áreas e squads como aquisição, risco, portfólio e campanhas consomem os dados analisados e gerados por meio da solução da MicroStrategy. “Ele é a nossa central de informações para a tomada de decisões”, enfatiza Sadami.

Gestão de vendas

O Banco Carrefour oferece produtos financeiros, principalmente cartões de crédito, aos clientes do Carrefour Brasil e Atacadão. O portfólio de serviços abrange não somente o cartão para facilitar o processo de compras, mas também, seguros, conta digital, descontos em produtos e outras ofertas de crédito.

Com o Microstrategy, os dados da operação comercial das equipes de vendas do banco nas lojas do Carrefour e Atacadão são consolidados em painéis e relatórios automáticos disparados para o e-mail dos gestores. Outra vantagem é que gestores e a diretoria da instituição têm acesso a relatórios que mostram um retrato confiável dos números das vendas nacionais do dia anterior.

Já na versão Microstrategy mobile, que é usada pelos gerentes das lojas, é possível visualizar, por exemplo, quantos cartões e seguros foram vendidos por cada loja, o alcance das metas, comparações entre regiões e outras informações que auxiliam na tomada de decisão. Essas informações são atualizadas pelo sistema a cada quinze minutos.

Essa funcionalidade trouxe maior agilidade no processo de decisão, suportando adequações na estratégia da força de vendas em um menor espaço de tempo, como ampliar a presença de vendedores em um determinado horário e até mesmo permitir que o gestor acompanhe de forma mais ágil o andamento dos resultados das lojas que estão sob sua supervisão.

“O Banco Carrefour é mais uma empresa que usa a tecnologia da MicroStrategy para tomar decisões de negócio baseadas na inteligência dos dados. O BI transformou a cultura interna da companhia, tornando sua gestão de vendas e de indicadores de negócio ainda mais eficientes com a fácil visualização dos dados da operação”, salientou Diego Keller, Vice-Presidente da MicroStrategy para América Latina.

Jornada do cliente

Com os dados corporativos organizados e centralizados no Microstrategy, um dos principais projetos baseados em dados criado pelo Banco Carrefour foi o Portal de Informações Corporativas, uma intranet que reúne as informações da empresa. No ambiente, foi incorporado o Portal das Tribos, que busca suportar a gestão da jornada do cliente em todas as etapas, iniciando por aquisição, onboarding e evoluindo para as etapas de uso e engajamento, atendimento e retenção.

As informações que são disponibilizadas no portal, passam por processos de governança e segurança, garantindo a confiabilidade dos dados. Acessando o Microstrategy, as tribos, representadas por um conjunto de squads, compartilham os indicadores de desempenho que são de sua responsabilidade. Essas informações ficam visíveis para as demais equipes que podem aproveitá-las em suas iniciativas.

“Toda a engrenagem de entendimento, investigação e identificação de oportunidades, tem a mesma dinâmica em todas as etapas que contemplam a jornada do cliente, promovendo assim, ações e tomada de decisões cada vez mais assertivas, fortalecendo o nosso objetivo em oferecer uma melhor experiência aos nossos clientes”, finaliza Andreia Tavares da Rocha, gerente de engenharia de dados do Banco Carrefour.

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