Notícias

Back-end: 5 principais conceitos para desenvolvimento web

Front-end e back-end são termos usados para caracterizar interfaces de programas e serviços relativos ao usuário dessas interfaces. A aplicação front-end é aquela que interage diretamente com o usuário, atuando como primeiro contato que ele tem com o programa. Já uma aplicação back-end trabalha indiretamente no suporte dos serviços de front-end, normalmente se comunicando com a fonte desses serviços, o server.

Antes de entrar no mundo da programação, é ideal entender alguns conceitos que estão por trás do universo back-end. A Mastertech, startup que prepara profissionais do futuro, listou os cinco principais conceitos que todo desenvolvedor deve conhecer sobre back-end para desenvolvimento web.

Servidor

Um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, também conhecidos por clientes. Existem diversos tipos de servidores (DNS, Proxy, FTP…) e quando se trabalha com back-end é importante conhecer a maioria deles. O server-side, ou lado do servidor, é um termo usado para designar operações de back-end. Um desenvolvedor back-end deve ser especializado em linguagens server-side como o PHP, ASP.NET, Python e Ruby.

Database

Database, ou banco de dados, funciona como uma biblioteca repleta de informações, o cérebro que faz os sites serem dinâmicos. Toda vez que você realiza uma ação ou procura algo em um site, a database é responsável por aceitar sua busca, encontrar o dado e apresentar no website. No back-end, o database é acessada pelos usuários indiretamente a partir de uma aplicação externa. Um desenvolvedor back-end precisa ser capaz de trabalhar com a maioria das databases existentes, como MySQL, MongoDB, Postgresql e NoSQL.

API

Não dá para falar em aplicações back-end sem falar em API (Application Programming Interface, ou Aplicações de Interface de Programação). Uma API nada mais é que uma interface que permite que dois sistemas, ainda que criados com tecnologias diferentes, se comuniquem através de uma linguagem comum. Elas conectam softwares, aplicações, databases e serviços, substituindo a necessidade de uma programação mais complexa.

Escalabilidade

A tecnologia continua mudando, os modelos de negócio mudam e o sistema de back-end precisa ser construído de forma a se adaptar facilmente à essas mudanças. É para isso que serve a escalabilidade, um dos conceitos mais importantes no back-end. É preciso pensar em quão flexível é a estrutura de uma aplicação para acomodar novos códigos, mais tráfego e dados.

Segurança

A segurança é um dos principais problemas na maioria dos sistemas e muitos deles são vulneráveis a ataques simples. O desenvolvedor back-end precisa seguir práticas consistentes de segurança, sempre se perguntando: os formulários de login e outras autenticações são processados por meio de um HTTPS reforçado? Os dados estão sendo criptografados sempre que são armazenados?

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

20 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

21 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

22 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

23 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago