Azza Telecom adota IA nas frotas e reduz 65% de riscos no trânsito

Câmeras e alertas sonoros inteligentes impulsionam a segurança da operadora. Companhia aumentou em 19% o tempo produtivo

Author Photo
5:11 pm - 30 de janeiro de 2024
Imagem: Shutterstock

A Azza Telecom, provedora de serviços de internet residenciais e corporativo, digitalizou parte da sua gestão de frota com o objetivo de aumentar a segurança e a produtividade logística. Para esse projeto, a empresa adotou a solução de videotelemetria da Cobli, FleetTech de gestão de frota, e conseguiu aumentar em 19% o tempo produtivo de sua operação e registrou uma redução de 65% nos comportamentos de risco ao volante.

A adoção da Cobli Cam foi importante em um momento onde a Azza vem apresentando crescimento acelerado em sua base de clientes. Recentemente, atingiu a marca de mais de 145 mil clientes espalhados por mais de 40 cidades do interior de São Paulo. O crescimento trouxe um grande desafio logístico: garantir cada vez mais produtividade nos times de campo sem comprometer a qualidade ou a segurança dos envolvidos.

Leia mais: SAP investe € 2 bilhões para requalificar funcionários e impulsionar IA

“Com a expansão da empresa cresceu a necessidade de evoluirmos a gestão da frota para atender nosso cliente com mais rapidez e qualidade. Precisávamos melhorar o tempo das ordens de serviço do time de campo, além de melhorar o modo de condução e uso do veículo, reduzir riscos de trânsito e custos desnecessários”, explica Vander Stephanin, Vice-presidente Comercial.

Com a implementação da videotelemetria, a empresa conseguiu visibilidade de dados importantes para a eficiência operacional do campo e conquistar benefícios. A Azza Telecom conseguiu eliminar gastos excessivos com combustível, manutenção e custos administrativos; passou a oferecer melhor experiência aos seus clientes; e conseguiu identificar melhorias, aumentando serviços e entregas.

A tecnologia da Cobli também possibilitou administrar ordens de serviço planejadas versus ordens de serviço realizadas, desvios da rota e uso fora dos horários planejados. A plataforma ainda possibilitou uma integração com sistemas de mercado necessários para a operação. Com isso, simplificou-se a gestão e aumentou a atuação dos gestores junto aos times de campo, o que resultou na queda de 15% no número diário de paradas por motoristas e redução de 19% na distância percorrida.

A segurança do motorista e o cuidado com o veículo eram pontos que também precisavam ser endereçados. Para melhorar o comportamento ao volante, foram implementados alertas sonoros na cabine dos veículos, que emitem avisos automaticamente diante de situações perigosas como distração, distância insegura do veículo à frente, excesso de velocidade, entre outros.

Os vídeos captados pelas câmeras com inteligência artificial embarcada passaram a oferecer uma visibilidade ainda mais detalhada para o gestor. Assim, com base nas práticas reais de sua equipe de motoristas, é possível priorizar ações mais urgentes a serem revertidas e aplicar feedbacks e treinamentos customizados de melhoria contínua.

As ações para melhorar o modo de condução do condutor já se traduzem em resultados positivos para a operação: houve uma queda de 65% de comportamentos de risco e, em quatro meses, diminuiu pela metade a quantidade de ocorrências de risco por quilômetro rodado.

“Ao unirmos nossas tecnologias avançadas em IoT, Inteligência Artificial e Big Data com as necessidades da Azza não apenas aprimorando tornando viável um caminho para uma direção mais focada e cuidadosa. Esses pontos impactam diretamente no bolso das empresas. Corrigir imprudências significa reduzir gastos com eventuais sinistros, multas e consumo excessivo de combustível”, afirma Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.

A plataforma de inteligência também desempenhou um papel importante no controle do motor ocioso dos veículos, ou seja, quando o veículo está ligado, porém não está em movimento. Com a administração via planilhas e relatórios de acompanhamento, a Azza conseguiu diminuir custos desnecessários onde antes existia uma miopia de gastos, conquistando uma redução significativa de 27% no tempo de motor ocioso.

“Há mais de 13 anos temos nos dedicado a entregar a melhor internet para os brasileiros, abrangendo mais de 40 cidades no interior de São Paulo. Essa colaboração estratégica com a Cobli reflete nosso compromisso com a inovação contínua e o resultado disso não poderia ser diferente. Estamos confiantes com o impacto positivo que já obtivemos e com os que ainda virão”, ressalta Vander Stephanin, Vice-presidente da Azza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.