AWS oferece poder computacional gratuito para pesquisadores de IA
Movimentação está relacionada, segundo à Reuters, a uma estratégia de desafiar a Nvidia no mercado
A Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da Amazon, anunciou que oferecerá computação gratuita para pesquisadores que utilizarem seus chips customizados de inteligência artificial (IA), em uma tentativa de competir com a Nvidia, líder atual entre pesquisadores de IA.
Segundo informações da Reuters, a AWS fornecerá créditos avaliados em US$ 110 milhões para o uso de seus data centers na nuvem com o chip Trainium, projetado para desenvolver modelos de IA e competir com chips da Nvidia, AMD e Google Cloud.
Pesquisadores de instituições renomadas, como a Universidade Carnegie Mellon e a Universidade da Califórnia, Berkeley, ambas nos Estados Unidos, já estão participando do programa, que disponibilizará 40 mil unidades da primeira geração do chip Trainium.
O objetivo é atrair atenção para os chips da AWS, já que a empresa enfrenta uma forte concorrência também da Microsoft, que busca também oferecer opções para desenvolvedores de software que utilizam chips para IA.
Leia também: Google Cloud: energia nuclear para IA é alternativa ‘limpa e acessível’
Programação direta
Diferentemente da Nvidia, que oferece o software Cuda como padrão para programar seus chips, a AWS pretende liberar a documentação sobre a arquitetura de instruções de seu chip, permitindo que os clientes programem diretamente. Essa estratégia visa atrair grandes empresas que desejam fazer ajustes específicos e obter melhor desempenho e redução de custos no uso de milhares de chips simultaneamente.
Segundo falou à Reuters, Gadi Hutt, responsável pelo desenvolvimento de negócios dos chips de IA da AWS, o foco está em empresas que investem centenas de milhões em infraestrutura e buscam qualquer oportunidade para otimizar a performance e diminuir os custos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!