Categories: Notícias

Avon reformula estrutura global de TI para crescer

O departamento de TI da gigante de cosméticos Avon está trabalhando para modernizar sua arquitetura de tecnologia da informação, para migrar seu negócio para a era digital, revelou Sue Liddie, CIO global da companhia, em entrevista ao jornal The Wall Street Journal.

Para isso, a Avon está abraçando implementações tecnológicas regionais menores até completar a adoção global. Sue comentou recentemente em entrevista à publicação que a demanda da companhia era por soluções que se encaixassem no propósito da empresa e que fossem ágeis o suficiente para responder às necessidades regionais.

O que a executiva espera é contar com uma arquitetura que se adapte rapidamente às demandas do mercado e amplie as oportunidades individuais on-line e móveis para seus representantes, conhecidos por venderem produtos de beleza no modelo porta a porta.

Sue contou ao jornal que a nova arquitetura de TI da Avon é composta por três camadas. A superior, de interface com o usuário, engloba componentes front-end, como sites e aplicativos móveis. A camada inferior é formada por sistemas de ERP, que a Avon planeja comprar e padronizar nas regiões.

A camada do meio, de acordo com a executiva, é um mecanismo de regras que controla elementos centrais de negócios da Avon, como preços e promoções para o recurso “Encontre um Representante” que conecta compradores com representantes de vendas.

A flexibilidade conquistada pela Avon com essas mudanças permitiu que a companhia endereçasse cada mercado individualmente e priorizasse implementações de tecnologia com base no que cada país precisa mais.

No Reino Unido, por exemplo, a empresa está focada em um ambiente de ERP mais moderno. No Brasil, a interface do usuário front-end recebe o faturamento, impulsionada pela necessidade de apoiar representantes de forma mais segmentada. Para ter controle da gestão da mudança, as soluções são implementadas em dois mercados de cada vez, conta a executiva.

A estratégia da Avon é implementar uma plataforma comum em cada de suas quatro grandes regiões: Ásia-Pacífico, América Latina, América do Norte e EMEA. Os líderes de TI em cada uma dessas regiões são capazes de escolher entre duas plataformas de interface de usuário e duas plataformas de ERP, que serão adotadas em toda a região. Todas as localidades vão partilhar as mesmas regras de negócio, mas ajustes podem ser feitos dependendo das especificidades do mercado.

No lado móvel, a Avon lançou um aplicativo móvel em 28 mercados para ajudar representantes a facilitar as vendas. A partir de junho, o aplicativo foi baixado 1,4 milhão de vezes desde o seu lançamento.

Recent Posts

O conhecimento para comprar um ERP pode estar fora da empresa

Por mais desconexo que possa soar, o conhecimento necessário para a melhor negociação e para…

3 dias ago

Estágio e trainee: 4 oportunidades de ingressar no mercado de TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Novos executivos da semana: Loggi, Zig e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

3 dias ago

Bluecyber: PMEs têm percalços para contratar seguros cibernéticos

Eduardo Rocha, CEO e cofundador da Bluecyber, sempre teve uma veia empreendedora e começou sua…

3 dias ago

Identidade falsa: jovens e homens são maiores vítimas de golpes no Brasil

Superando a ideia comum de que as maiores vítimas de golpes com identidade falsa são pessoas…

4 dias ago

TI Verde: a sustentabilidade deve começar pelo óbvio

A cada ano, as empresas em geral têm demonstrado mais sua preocupação com o tema…

4 dias ago