Automatização da cadeia amplia performance na logística de e-commerce

Para que um produto adquirido via e-commerce chegue ao seu destino, muita tecnologia está envolvida. Desde os algoritmos de recomendação que invadem as buscas, passando pelo próprio site que permite a efetivação da compra até os sistemas logísticos que garantem que a caixa certa chegue ao destino certo.

Recentemente a Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, divulgou que a previsão de crescimento para o e-commerce é de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões. O ano de 2018 deverá ser um gatilho de vendas para muitas categorias no comércio eletrônico, por causa da Copa do Mundo, e, apesar das previsões apontarem quedas no segundo semestre por conta da eleição presidencial, a Black Friday promete grandes movimentações.

As estimativas positivas estão fazendo com que o setor se prepare para otimizar ainda mais seus recursos e investimentos em tecnologia para ganhar ainda mais competitividade. “Atualmente, o mercado já conta com soluções que “falam” com os colaboradores, otimizando as rotinas. Em atividades de picking, por exemplo, os comandos por voz indicam endereços, produtos e quantidades para a coleta, deixando os operadores com as mãos livres, reduzindo possíveis erros e aumentando a produtividade em até 25%”, afirma o diretor de Logística WMS da Senior, Marcelo Franco.

Só para se ter uma ideia, cerca de 40% das vendas online do Brasil passam pelos sistemas da companhia, uma das maiores desenvolvedoras especializadas em tecnologia para gestão do país. As soluções da Senior ajudam grandes empresas do varejo como InBrands, Fastshop, Magazine Luiza, Netshoes, Centauro, Ricardo Eletro, Carrefour e C&A Modas a entregarem produtos comprados pela internet para seus clientes em menos tempo.

De acordo com o executivo, também é possível cuidar de toda a operação de coletas e entregas, freteiros, expedição de cargas e comercial de forma integrada, segura e automatizada, fazendo o controle em tempo real de itens essenciais como tabela de preço, ordem de coleta, conhecimento eletrônico de frete (CTE), romaneio, manifesto eletrônico de frete (MDFe) e entrega.

“Mesmo em picos de vendas como Black Friday e Dia do Consumidor, os processos são mantidos e toda a cadeia segue em movimento, atendendo aos nossos clientes e aos seus consumidores com qualidade e rapidez”, diz Franco.

As soluções de logística da Senior agilizam todos os processos, reduzindo o tempo, as distâncias e os custos, cobrindo todo o fluxo, do recebimento à expedição e assim, facilitando o trabalho de operadores de e-commerce, varejo e outros segmentos, de todos os portes.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

8 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

8 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago