Atvos faz migração de sistemas para nuvem com apoio da Atos

Ambiente operacional foi migrado em sete meses, trazendo impacto positivo para cerca de 10 mil colaboradores

Author Photo
11:30 am - 21 de fevereiro de 2024
nuvem, cloud Imagem: Shutterstock

A consultoria global de TI de origem francesa Atos anunciou que é a parceira escolhida para apoiar a produtora de biocombustíveis Atvos em uma jornada de transformação, que começou pela migração de infraestrutura de tecnologia para a nuvem. O processo de migração dos principais sistemas corporativos da organização foi concluído em cerca de sete meses.

O novo ambiente usa soluções de nuvem do Google Cloud. O projeto contou com mais de 20 experts da Atos e foi desenvolvido visando menor impacto no ambiente produtivo do cliente.

A mudança faz parte da estratégia de crescimento da Atvos, que prevê investir R$ 4,6 bilhões até a safra de 2025/2026 para expandir índices de produção e ampliar aportes em novas tecnologias e inovação, tanto nas lavouras como nas agroindústrias. Com a migração para a nuvem, segundo a Atos, a companhia ganha eficiência e escalabilidade, e garante controle melhor de gastos.

Leia também: O que difere um parceiro estratégico de um prestador de serviço de TI?

“Esta é uma iniciativa que vai possibilitar um aumento importante da capacidade do ambiente de processamento de dados da companhia, o que vem ao encontro do novo e intenso momento de crescimento e transformação pelo qual a Atvos vem passando desde a última safra”, diz Alexandre Maganhato, CTO da Atvos. “Este movimento abre caminhos promissores para um futuro de crescimento e transformações significativas, alinhando-nos às tendências de sustentabilidade e novas tecnologias disponíveis no mercado.”

Nuvem sem paradas

Daniel López, diretor de operações da Atos na América do Sul, diz que o projeto foi feito com o menor tempo de parada possível. “Ou seja, entregamos inovação sem paralisar a operação e considerando o tempo certo para não impactar o período de entressafra de cana-de-açúcar”, diz.

Com a migração, a expectativa da Atos é expandir projetos com a Atvos, envolvendo aplicações na nuvem com inteligência artificial.

Além de nuvem, a Atos também fornece soluções de cibersegurança para a Atvos desde 2022. A parceria consiste em proteger o ambiente digital da empresa por meio da plataforma Atos MDR, que promete proteção contra possíveis ataques, caça a ameaças, e monitoramento de cerca de 50 milhões de eventos de segurança, além de análise e respostas a incidentes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.