Atenção consumidor: sites falsos e golpes vão tentar te pegar na Black Friday

Eset dá dicas para não cair em golpes recebidos por e-mail e Whatsapp na Black Friday. Criminosos estão usando IA para sofisticar phishing

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6:00 pm - 06 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Durante a próxima Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro, o consumidor online precisará não só estar atento aos preços das mercadorias, mas também para verificar a veracidade das promoções que receber por e-mail, WhatsApp e outros canais. Segundo a Eset, criminosos vão aproveitar a data para intensificar golpes que disfarçam páginas falsas como lojas e ofertas para roubar dados e dinheiro das pessoas.

“Se há pouco tempo as mensagens falsas eram facilmente identificáveis pelos erros de português e layout desleixado, hoje elas trazem as cores, logotipos e até a tipologia idênticas às de grandes marcas, a fim de enganar e fazer vítimas”, alerta Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da Eset no Brasil.

Segundo ele, os golpistas estão empregando recursos mais avançados para sofisticar esse tipo de abordagem, incluindo inteligência artificial para copiar a comunicação e os sites de empresas de e-commerce legítimas. Até as URLs das lojas virtuais podem ser confundidas, diz.

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Os cibercriminosos inventam promoções com preços bem abaixo do mercado e vantagens “imperdíveis”. Eles usam o recurso para provocar um senso de urgência nas pessoas, levando ao medo de perder um produto ou serviço por um preço inigualável e facilitando o golpe. Esse é o phishing, estratégia de ataque mais utilizada no Brasil para roubar informações pessoais e dados bancários, explica a Eset.

“(…) os temas variam conforme as sazonalidades e interesses das pessoas. Como todo o mês de novembro é tradicional em promoções, uma data que as pessoas já utilizam para antecipar presentes de Natal, o assunto compras e descontos se torna o grande chamariz dos atacantes cibernéticos”, diz Barbosa.

Nomes de produtos e marcas mais buscados pelos consumidores, como os de smartphones, notebooks, eletrodomésticos, brinquedos e videogames, normalmente compõem essas promoções enganadoras.

Dicas para consumidores e varejistas

A Eset recomenda atenção e senso crítico diante de ofertas irresistíveis, diz Barbosa. “Desconfie das mensagens que receber passivamente, sem ter solicitado, e das informações muito discrepantes da realidade, como preços bem abaixo da média do mercado. O que é bom demais para ser verdade tem tudo para ser golpe e fraude”, diz.

Verificar a segurança dos sites é essencial, até porque há URLs fraudulentas que contêm palavras iguais às de marcas conhecidas. O endereço deverá começar com a sigla https, indicando que há criptografia na transmissão de dados.

“Quando a pessoa recebe link em nome de uma loja conhecida, deve acessar a página oficial desta grande loja pelo seu browser, digitando o endereço completo. Ao acessá-lo deverá verificar se a página oficial realmente contém as mesmas promoções que chegaram na mensagem”, diz o pesquisador.

Os varejistas também podem agir, diz Barbosa, fazendo campanhas para alertar os consumidores sobre fraudes sempre que possível. Banners no próprio site de compras com informações e dicas podem ajudar o consumidor a identificar a veracidade do site, ressalta.

A empresa também recomenda que os consumidores pesquisem preços antes de iniciar a busca por produtos, o que pode ajudar a identificar preços fora da realidade. Além disso, instituições como o Procon sempre divulgam listas de páginas falsas ou não-confiáveis nesse período do ano. O histórico do e-commerce em páginas como Reclame Aqui e consumidor.gov.br também podem ajudar.

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Redação

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