Ataques com bots saltam 38% e superam ataques iniciados por humanos

Segundo novo relatório da LexisNexis, ameaça é ainda maior para as empresas de comércio eletrônico

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4:02 pm - 06 de dezembro de 2022
Imagem: Shutterstock

Os ataques de bots seguem aumentando, alertou o novo “Panorama Global de Fraude e Identidade”, realizado pela LexisNexis Risk Solutions. De acordo com o estudo que avaliou mais de 39 bilhões de transações da LexisNexis Digital Identity Network no período de janeiro a junho de 2022, as empresas em todo o mundo experimentaram um aumento de 38% nos ataques de bots maliciosos no primeiro semestre do ano ante o mesmo período de 2021.

A ameaça é ainda maior para as empresas de comércio eletrônico. A taxa de ataque de bots saltou 155% no período. A América Latina é uma das regiões mais afetadas, com o volume de bots tendo crescido 83%. Já os ataques iniciados por humanos apresentou globalmente um crescimento de 32%, com países na América do Norte apresentando o maior aumento anual (52%).

O estudo reforça uma tendência aparentemente inevitável: a fraude evoluiu em números e sofisticação a medida que a digitalização aumenta, assim como cresce a adoção e a forte demanda por métodos de pagamento sem contato. Na região Ásia-Pacífico (APAC), estes dois pontos são os principais fatores para o aumento da fraude de QR Code. O método Compre Agora, Pague Depois (Buy Now, Pay Later, na expressão em inglês) está ganhando força globalmente e principalmente na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), levando a um aumento na fraude de abertura de novas contas.

Uma vez que as redes de fraude são cada vez mais industrializadas e difundidas no ecossistema digital omnicanal, o estudo observou um aumento dramático de golpes, incluindo engenharia social, roubo de identidade, redefinição de senha e fraude de controle de conta. O risco crescente de fraude de controle de conta é uma das maiores ameaças, já que as taxas de ataque de logins de aplicativos móveis aumentaram 211% em relação ao ano anterior.

A verificação de identidade continua sendo o principal obstáculo para organizações no mundo todo. Empresas globais citaram dados limitados de terceiros em tempo real (46%) e rastreamento limitado de transações em tempo real (43%) como os dois maiores desafios na verificação da identidade do cliente em canais online.

O levantamento da LexisNexis alerta ainda para o fato que violações de segurança cibernética em larga escala e a recente evolução digital criaram uma incubadora ideal para os golpes se desenvolverem e prosperarem com o roubo de identidade. Estudos mostram que otimizar as abordagens de verificação de identidade leva a ecossistemas omnicanal mais seguros.

“A fraude digital continuou a crescer à medida que as economias em todo o mundo foram reabertas em 2022. [..] A última onda de golpes mostra como o cenário das fraudes continuará a se transformar. As organizações precisam usar modelos flexíveis de prevenção de fraude juntamente com uma abordagem de autenticação adaptável”, reforça Stephen Topliss, vice-presidente de fraude e identidade da LexisNexis Risk Solutions.

Topliss indica que o uso da inteligência de identidade digital pode melhorar a experiência ominicanal do consumidor, fornecendo uma visão unificada e persistente dos riscos associados. “Uma abordagem de solução profunda em camadas, combinando biometria comportamental com dados globais de identidade digital e autenticadores adequados ao risco, permite que as empresas tomem decisões com base no risco com confiança, ao mesmo tempo em que oferecem uma jornada de cliente adequada em termos de atrito”, finaliza.

 

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