Assespro-RJ propõe ação conjunta com MCTI para incentivar crescimento de startups no País

Author Photo
12:53 pm - 07 de abril de 2016
Assespro-RJ propõe ação conjunta com MCTI para incentivar crescimento de startups no País
O presidente da Assespro-RJ, Márcio Lacs, se encontrou nesta quarta-feira (6/4) com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, para propor ações conjuntas que visam incentivar o crescimento de startups, bem como capacitação, conectividade e computação de alto desempenho. A ideia é expandir a conectividade dos municípios do estado do Rio de Janeiro.
Lacs propôs a Pansera aproveitar a experiência positiva de programas operados pela Assespro-RJ. Um deles é o Startup Rio, iniciativa público-privada do governo estadual que busca fomentar no Rio de Janeiro a cultura de empreendedorismo, a partir de editais em formato semelhante aos do Start-Up Brasil, criado pelo MCTI e gerido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), no âmbito do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior).
O presidente da Assespro-RJ destacou também o Forsoft, ação social resultante de uma parceria com a Prefeitura do Rio. Segundo Lacs, “empresas-madrinhas treinam jovens em situação de risco” em tecnologia da informação e se comprometem a contratar no mínimo 30% da mão de obra capacitada. Ele citou, ainda, atividades com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), já presidida por Pansera.
Na opinião de Lacs, MCTI e Assespro-RJ podem trabalhar na expansão da conectividade dos municípios e no aproveitamento da computação de alto desempenho como vocação do estado,  que “concentra 60% da base nacional de supercomputadores”, localizada, por exemplo, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) e nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF).
Também participou da audiência com o ministro o diretor da Assespro-RJ, Newton Duarte.
*Com informações do MCTI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.