Assespro defende uma agência nacional de inovação em carta a presidenciáveis

Entidade que representa o setor de TI alerta para déficit de talentos em tecnologia e para apagão de mão de obra no setor

Author Photo
4:28 pm - 11 de agosto de 2022
planalto, presidência Foto: Shutterstock

A Assespro (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) lançou um manifesto com diagnósticos e propostas para a área de TI a serem entregues aos pré-candidatos à Presidência da República. O objetivo é apoiar na formulação de um plano estratégico de longo prazo com ações voltadas para a inovação e tecnologia da informação.

O principal desafio para os próximos anos, avalia a Assespro, é o déficit de centenas de milhares de profissionais qualificados e o risco de um apagão de mão de obra no setor, que tende a se intensificar ainda mais com introdução de novas tecnologias nos setores industrial, de comércio e de serviços. A falta de um direcionamento estratégico e da priorização de cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) tem criado um gargalo de difícil superação no curto prazo.

“Há um grande espaço para o aumento da produção de bens e serviços de tecnologia da informação no Brasil. Temos uma juventude conectada, uma população disposta a consumir produtos tecnológicos e empresas e empresários com capacidade e vontade de investir e inovar”, diz o manifesto.

Leia também: 10 tendências que irão pautar a contratação global de talentos

Para o presidente da Federação Assespro, Italo Nogueira, é necessário ampliar a oferta de cursos e vagas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de criar mecanismos que incentivem nos jovens a ideia de ingressar nessas áreas. O documento sugere ainda a criação de prêmios e incentivos para a atração de jovens para os cursos nas áreas de estudo STEM.

“Devemos seguir o exemplo de países que são exemplos de transformação digital e que começaram pela base. Para que a transformação digital no País ocorra, de fato, é preciso investir em programas de educação, treinamento e capacitação de jovens, além de criar incentivos que funcionem como impulsionadores do processo de inovação”, afirma.

A entidade também defende a criação de uma agência ou órgão que atue na coordenação operacional e na construção de ações voltadas para o fomento à cultura da inovação no País.

Entre os temas que a Assespro coloca como prioritários para o próximo governo, na visão da Assespro, estão Educação para a tecnologia; Inclusão digital; Aprimoramento da infraestrutura econômica e social do setor de TI; e Criação de programas tecnológicos em parceria com o setor privado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.