KPMG: 10 tendências que irão pautar a contratação global de talentos

Mobilidade global e gestão de talentos trabalharão cada vez mais juntas, aponta nova pesquisa

Author Photo
10:30 am - 20 de julho de 2022
Imagem: Shutterstock

Com novos modelos de trabalhos remotos que se popularizaram durante a pandemia, o aumento da mobilidade global de talentos tem testado a continuidade dos negócios de muitas empresas.

Nesse contexto, novo estudo da KPMG alerta os profissionais de Recursos Humanos, que devem considerar cuidadosamente quais são as prioridades da área, como os riscos serão mitigados e como estruturar melhor as equipes prestadoras de serviços.

Leia mais: 5 tendências de recrutamento e retenção para pautar os RHs

“Empresas e negócios podem transformar o modo como enxergam mobilidade e talento quando se integram em equipes mais ágeis neste ambiente complexo, cada vez mais repleto de riscos e desafios regulatórios” afirma Janine Goulart, sócia-líder da área de Mobilidade Global da KPMG no Brasil. “As organizações devem aplicar novos processos, tecnologias e competências para apoiar os negócios com mais eficiência e utilizar dados para proporcionar valor. Teremos no futuro funções de mobilidade mais digitalizadas, simples, centradas no talento, inclusivas e integradas de forma estratégica com as empresas”, complementa.

A pesquisa destacou ainda que, em meio às incertezas desde o início de 2020, pode ser difícil saber como novas exigências estão influenciando esse mercado. O estudo da KPMG lista 10 previsões sobre a mobilidade global de talentos.

1. O “work from anywhere” veio para ficar;

2. Espera-se que a mobilidade de talentos se recupere com diferentes modelos de transferências internacionais;

3. Equipes de mobilidade global de talentos devem integrar objetivos e práticas ESG;

4. “Virtual assignments” podem durar mais do que a pandemia;

5. Compliance e governança exigirão ainda mais atenção;

6. Avanços tecnológicos continuarão a remodelar os processos de mobilidade internacional;

7. O foco em análise de dados deve gerar relatórios melhores e perspectivas mais preditivas;

8. Equipes de mobilidade global integrarão iniciativas de diversidade, equidade e inclusão;

9. Mobilidade global e gestão de talentos trabalharão cada vez mais juntas;

10. Serviços gerenciados devem se tornar cada vez mais vitais na mobilidade global.

“As empresas precisam dar cada vez mais atenção para temas como mobilidade internacional e work from anywhere. Diversos líderes comentam sobre a grande disputa por bons profissionais, bem como sobre a dificuldade de desenvolvimento e engajamento da equipe. Não há dúvidas que políticas e processos de mobilidade global bem estruturados podem ajudar a endereçar estes desafios”, comenta a sócia da KPMG.

A pesquisa “Políticas e práticas relativas à mobilidade global de pessoas 2021” conduzida pela KPMG com mais de 375 organizações multinacionais localizadas em mais de 25 países e territórios.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.