5 tendências de recrutamento e retenção para pautar os RHs

Com um cenário competitivo pela mão de obra de TI, empresas precisam de estratégias multidisciplinares para atrair e reter os melhores

Author Photo
11:15 am - 07 de julho de 2022

Dados compartilhados pela Randstad apontam que até o ano de 2023, o número de vagas de emprego deve ser superior ao número de candidatos no setor de TI. Essa defasagem pressiona empresas e cobra estratégias de recrutamento e retenção por parte do RH e das lideranças.

“Com tantos trabalhadores cogitando mudar de emprego, os empregadores terão que fornecer remuneração competitiva e benefícios líderes do segmento, além de oferecer a seus colaboradores atuais oportunidades de treinamento e desenvolvimento”, recomenda a empresa.

Leia mais: Preocupado com burnout? Poucas empresas estão preparadas para combater as causas reais

Na análise do Workmonitor 2022, realizado pela Randstad, esses esforços quando combinados demonstram que a organização está disposta a fazer mais pelos seus colaboradores e por suas carreiras.

A seguir, a Randstad destaca as cinco principais tendências em recrutamento e seleção que devem estar no radar do RH.

1. Remuneração não é determinante, mas é importante

Embora o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o potencial de desenvolvimento e o significado geral sejam fatores importantes, o salário é fundamental para o recrutamento, lembra a Randstad.

Os salários de profissionais de TI subiram mais rápido ao fim de 2021 do que em quase 20 anos. É esperado que essa tendência persista enquanto permanecer a escassez de trabalhadores. Assim, empregadores devem continuar a oferecer um aumento na remuneração como resultado.

2. Flexibilidade é fundamental para atrair talentos

Depois de vivenciar os últimos dois anos um modelo de flexibilidade proporcionada pelo trabalho remoto, muitos profissionais estão avessos à oportunidades que exijam o trabalho presencial como norma. Pesquisa recente aponta que 56% dos funcionários estão abertos a oportunidades de emprego que ofereçam essa flexibilidade.

3. Talentos de TI são procurados em todas as indústrias

Empresas costumavam competir por talentos dentro de seus próprios segmentos industriais, mas os atuais candidatos buscam vagas fora de seus próprios segmentos ao mudarem de emprego. Dentre quase 50% dos funcionários que pretendem fazer mudanças de carreira devido à pandemia de covid-19, 33% afirmaram estar interessados em mudar de segmento industrial.

4. Empresas precisam se promover para os candidatos

Com a escassez de talentos, os maiores interessados em preencher vagas são os empresas e não mais os candidatos. Dessa forma, reforçar a marca empregadora sempre foi importante, mas devido ao desafio de encontrar trabalhadores capacitados, não é mais uma mera recomendação.

5. Oferecer capacitação

A grande onda de pedidos de demissão coloca em risco a operação de muitos negócios. Segundo dados compartilhados pela Randstad, 91% da Geração Z e 78% dos millennials consideram deixar suas empresas atuais.

Segundo a Randstad, oportunidade de capacitação e desenvolvimento é um critério importante para 92% dos trabalhadores brasileiros na hora de escolher, permanecer ou mudar de emprego.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.