Áreas de TI lideram uso de metodologias ágeis na América Latina
Segundo estudo da NTT, áreas de data & analytics também integram essa mentalidade de trabalho
A maioria das empresas da América Latina se encontra em um estágio de relativa maturidade em aspectos considerados chave para a Agilidade, revelou novo estudo realizado pela NTT Data em conjunto com o MIT Technology Review. O estudo também revela que as áreas de tecnologia são aquelas que mais incorporam metodologias ágeis, com 90% das organizações afirmando que suas áreas de TI e/ou desenvolvimento adotam essa forma de trabalhar.
Além disso, 48% das áreas de data & analytics já integram essa mentalidade. A quinta edição da pesquisa ouviu 388 líderes de transformação ágil e especialistas em Agilidade de sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Para a maioria dos entrevistados (63%), a implantação da agilidade trouxe maior visibilidade das iniciativas da empresa. Na sequência, 60% destacam a rapidez na entrega de produtos ou serviços. Já para 59%, o impacto maior está no alinhamento entre negócio e TI; depois o aumento de produtividade (56%); maior capacidade para lidar com mudança de prioridades (56%); e aumento da moral da equipe (52%). A capacidade de adaptação às mudanças é o principal benefício da Agilidade na visão das organizações da América Latina: 40% a classificam como excelente.
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“As empresas devem agir rapidamente para responder às constantes mudanças do mercado, bem como às possíveis consequências para seus negócios. Nesse cenário, a Agilidade se tornou um mecanismo para prosperar e sobreviver. Agora, as organizações da região já entendem a importância do mindset ágil e sua missão está focada em dar um passo além, adotando-o em todos os níveis da empresa: ou seja, dar o salto do ágil para o ágil”, afirmou Víctor León Marambio, head de Agility para as Americas da NTT Data.
Tempo de uso
A pesquisa ainda destacou que 48% das organizações da América Latina estão adotando o método ágil entre três e cinco anos; 24% entre um e dois anos; 12%, entre seis e oito anos; 9% há menos de um ano; e 7% há mais de oito anos.
No entanto, quando questionados sobre se a metodologia ágil aumenta o engajamento da equipe, apenas 27% dos entrevistados concordaram com a afirmação e outros 28% acreditam que as práticas ágeis melhoram a experiência do cliente.
A cultura organizacional (72%), o estilo de liderança (69%) e os silos entre áreas (66%) são os principais grandes desafios para integrar a Agilidade em todos os níveis das empresas da região. Outros entraves são os processos burocráticos (62%) e a resistência à mudança (61%).
Sobre o futuro, o estudo observou que 57% das empresas afirmam que a consolidação de um modelo de escala adaptável, sustentável e autónomo será o principal desafio que terão pela frente, enquanto 53% afirmam que a gestão do talento (recrutamento, desenvolvimento e retenção) continua a ser um desafio.