Apple supera Samsung e torna-se número 1 em smartphones no quatro trimestre de 2017

O ano de 2017 acabou com mudanças mínimas para o mercado mundial de smartphones quando comparado a 2016. De acordo com dados preliminares da IDC, todos os fabricantes de telefones móveis inteligentes enviaram um total de 403,5 milhões de unidades no quarto trimestre de 2017, resultando em queda de 6,3% em relação às 430,7 milhões de unidades enviadas no último trimestre de 2016.

Para todo o ano, o mercado mundial de smartphones embarcou um total de 1,472 bilhões de unidades, diminuindo em menos de 1% em relação às 1,473 bilhões de unidades enviadas em 2016. Mercados desenvolvidos, como China e Estados Unidos, testemunharam declínio durante o trimestre com consumidores sem pressa para atualizar seus aparelhos para a mais nova geração de dispositivos emblemáticos de preço mais alto.

De acordo com a consultoria, a Apple experimentou uma ligeira desaceleração em comparação com o trimestre anterior, enquanto os volumes do iPhone atingiram 77,3 milhões de unidades, declínio ano a ano de 1,3%. Segundo a IDC, os volumes foram suficientes para levar a Apple a conquistar o primeiro lugar da Samsung no trimestre. O motivo em grande parte foi o lançamento dos iPhones 8, 8 Plus e X.

Embora a demanda pelo iPhone X com preços mais altos talvez não tenha sido tão forte como o esperado, a procura pelo tradicional iPhone cresceu nos mercados emergentes e desenvolvidos. A Apple terminou em segundo lugar no mercado para o ano inteiro em 2017, embarcando 215,8 milhões de unidades, aumento de 0,2% em relação às 215,4 milhões de unidades enviadas em 2016.

A Samsung continua a ser líder global no mercado mundial de telefones inteligentes em 2017, apesar de perder para a Apple no quarto trimestre. A gigante coreana embarcou 74,1 milhões de unidades no quarto trimestre de 2017, e 4,4% a menos em comparação com os 77,5 milhões de unidades do ano passado.

A empresa terminou o ano com 317,3 milhões de remessas, aumento de 1,9% em relação aos 311,4 milhões de embarques em 2016. Apesar do fracasso do Note 7, combinada com a interminável pressão coletiva de players chineses junto com a Apple, a Samsung conseguiu permanecer no topo. A chegada do seu carro-chefe, o Galaxy S9, pode representar a melhor chance de a marca conquistar clientes novos e atuais em 2018.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago