Aplicativos no Android desaceleram no Brasil enquanto iOS cresce

O Android segue como principal plataforma de aplicativos no Brasil, o que reflete nos investimentos em publicidade. Segundo novo relatório da AppsFlyer, os profissionais de marketing de aplicativos investiram US$ 1,876 bilhão de dólares no sistema operacional do Google para  atrair usuários brasileiros – entre julho de 2021 a junho 2022 – em todas as verticais, com exceção do universo de games. O Android possui uma participação de mercado de 86,5% no País.

No entanto, o mercado de aplicativos no Brasil demonstrou um cenário de desaceleração no primeiro semestre de 2022, com um declínio de 1% no número de instalações mensuradas em comparação com o mesmo período de 2021. De maneira geral, a plataforma Android representou um declínio de 3%, enquanto apps do iOS obtiveram um aumento de 18% em instalações no mesmo período.

“O mercado de aplicativos no Brasil está passando por um momento adverso em 2022. As restrições de privacidade na plataforma do iOS, somadas às condições de mercado únicas que afetaram o Brasil em 2022, aprofundaram os desafios dos profissionais de marketing mobile locais, canais de mídia e demais players do ecossistema mobile. Com essas condições, esse mercado tem pouca liberdade para experimentar estratégias novas, o que faz com que eles se concentrem quase totalmente nas estratégias mais rentáveis”, destaca Marlon Luft, Diretor de Marketing da AppsFlyer.

Outros insights do estudo apontam que os investimentos em UA (aquisição de usuários) para aplicativos Android representam 96% de todos os investimentos em UA feitos no Brasil. Pela primeira vez em quatro anos, o estudo registrou um declínio de NOI’s (instalações não orgânicas), chegando em 13% no primeiro semestre de 2022.

O consumo por meio de aplicativos aumentou, concluiu o levantamento. Aplicativos registraram um aumento de 44,8% nas compras in-app no segundo trimestre de 2022. Os usuários também estão consumindo cada vez mais em diferentes apps, como e-commerce (12,20%); estilo de vida (10,21%); finanças (9,02%); negócios (6,15%); entre outros.

Em relação à segurança, o estudo revelou que no primeiro semestre de 2022, a média de fraudes, considerando todas as verticais de apps, foi de 12,2%, onde 10,7% são para Android e 13,6% iOS. Os números representam um declínio de -21% (Android) e aumento de 32% (iOS), em comparação com o mesmo período do ano passado.

Recent Posts

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

19 minutos ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

49 minutos ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

10 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

23 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago