Tecnologias de realidade estendida, ou XR, (conceito que compreende realidade virtual, aumentada e mista) estão crescendo, tanto em número de dispositivos como de softwares disponíveis para aplicações, sejam voltadas aos consumidores ou empresas. Segundo um levantamento da everis, consultoria do grupo japonês NTT Data, o número de dispositivos disponíveis no mercado triplicou de 2020 para cá (de 21 para 61) e o de softwares de 36 para 51 (alta de 41%).
O estudo reúne dados de diversas fontes e mostra evolução de desenvolvedores e usuários. Apple, Facebook e Google estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de realidade estendida. Um exemplo foi o lançamento conjunto do Facebook e da Ray Ban de um óculos inteligente com design similar ao tradicional, mas que permite tirar fotos, gravar vídeos, ouvir música e fazer chamadas telefônicas.
Os usuários também demonstram maior maturidade quanto ao uso da realidade estendida. Algumas áreas, como treinamento, educação, cuidados com saúde, turismo e games, são as mais entusiastas. Na educação, o percentual de usuários que disseram estar interessados nesse tipo de conteúdo aumentou de 38% para 48% entre 2019 e 2021, mostra o relatório.
“O estudo mostrou que o mercado de realidade estendida deixou de ser uma tecnologia do futuro para se consolidar como uma tecnologia do presente, utilizada por empresas de diversos setores e por milhões de pessoas”, diz Roberto Celestino, head de inovação da everis Brasil.
Para o executivo, ainda há muito espaço para crescimento da tecnologia, e o 5G deve potencializar seu uso. “Com a maturidade do 5G, podemos esperar grandes investimentos dos maiores players de tecnologia e a consolidação de um ecossistema de startups em torno da realidade estendida nos próximos anos”, diz.
O estudo pode ser acessado (mediante cadastro) nesse link.
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