Anatel faz consulta pública sobre futuro do 2G e do 3G

80% são favoráveis a não homologar mais equipamentos que atuem somente com 2G e 3G, indica superintendente da agência

Author Photo
4:00 pm - 03 de abril de 2024
Anatel Imagem: Shutterstock

Alguns anos depois do início da implantação da quinta geração de redes móveis no Brasil – ou simplesmente 5G –, a Agência Nacional de Telecomunicações segue com uma consulta pública aberta para definir o futuro de gerações anteriores: a 2G e a 3G.

A informação foi reiterada pela Anatel em um webinar recente realizado pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e a Kore Wireless.

De acordo com Vinicius Caram, superintendente da Anatel, o objetivo da consulta – aberta pela agência desde o fim de 2023 – é harmonizar tecnologias e ecossistemas no País. A desativação dos sinais dessas redes também é capaz, na teoria, de liberar frequências para outros usos.

Na conversa, Caram ressaltou que a tomada de decisão não significa desligamento dessas redes nem suspensão de equipamentos legados, mas sim que novos equipamentos venham com pelo menos duas tecnologias integradas para facilitar a migração posteriormente. Também será possível pensar em um uso mais eficiente dos espectros.

Leia ainda: Consulta pública da Anatel para parceiros em cibersegurança vai até 29 de abril

A Anatel identificou cerca de 177 redes 2G e 3G já desligadas no mundo, em 59 países. 73 operadores em 43 países já completaram ou estão na fase final de desligamento do 2G, enquanto 52 operadoras em 33 países estão fazendo o mesmo com o 3G.

Outros 24 operadores em 15 países também estão fazendo o fechamento do desligue ainda esse ano.

No Brasil, a discussão começou em 2023, durante a Futurecom, quando foi lançada a tomada de subsídio nº 23. Trata-se de um instrumento usado para ouvir sociedade, academia, fabricantes e fornecedores.

Foram feitas 55 contribuições, 20% favoráveis a suspensão de homologação de produtos apenas 2G ou 3G. Outros 80% foram favoráveis a proposta de não homologar mais equipamentos que atuem em 2G e 3G, mas não em gerações posteriores (4G e 5G).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.