Americanas lança marca para concentrar vertical de logística

Americanas Entrega apresentou portfólio de serviços de logística essa semana e anunciou abertura de dois centros de distribuição

Author Photo
8:28 pm - 03 de junho de 2022
Imagem: Divulgação

A Americas S.A. anunciou o lançamento da marca “Americanas Entrega”, que passa a reunir 25 centros de distribuição (CDs), mais de 200 hubs e um portfólio de serviços de logística e distribuição.

Dentro de sua estratégia de distribuição e entrega, a companhia planeja a abertura de dois centros de distribuição no Pará e na Bahia, além de um plano de aceleração de dark stores e a expansão de 50 microbases em favelas fora do eixo Rio-São Paulo até 2023.

Com os novos CDs, a Americanas afirma que terá mais de 1 milhão de m² de área de armazenagem próprias no País. As instalações terão capacidade para atender mais de 300 lojas nas regiões Norte e Nordeste.

Leia também: Cubo Itaú terá hub para startups focadas em ESG

Segundo a empresa, em um ano foram mais de 431 milhões de transações em suas plataformas. A marca também atua como um marketplace com mais de 132 mil parceiros. Já a presença física cobre mais de 3.500 lojas e franquias.

“Para conectar todas essas pontas, a Americanas S.A. conta com uma gama de serviços e tecnologias, inteligência de dados e expertise logística para entregar tudo o que o cliente precisa, a toda hora e em qualquer lugar”, explica Welington Souza, diretor da plataforma de logística da Americanas S.A.

O portfólio de produtos da nova Americanas Entrega oferece diferentes serviços para clientes, empresas e sellers com foco na redução de prazos e custos de entrega. Entre eles estão soluções de entrega em lockers, que são armários inteligentes que permitem a retirada de pedidos em local e horário agendado, dispensando a interação humana. Atualmente, a Americanas conta com mais de 200 lockers instalados em postos de gasolina, farmácias, estações de metrô e shoppings. Outro serviço da marca logística é o Americanas Entrega Direct, um serviço B2B e sob medida para empresas.

A Americanas diz que parte de seus esforços em ampliar e otimizar seus serviços de logística também vão de encontro a suas ambições para reduzir a emissão de gás carbônico. A meta de neutralizar suas emissões de CO2 até 2025. Parte desse plano também se beneficia de modais de baixo carbono como veículos eletrificados, além de caminhões movidos a biometano e gás natural.

A companhia também anunciou a expansão do “Americanas na Favela”, que inclui favelas ora do eixo Rio-São Paulo no mapa do e-commerce. A iniciativa, que leva capacitação e geração de renda, vai ampliar seu alcance para mais de 50 microbases em comunidades até 2023.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.