América Latina deve transmitir maior quantidade de dados 5G até 2027, projeta análise

Para analista da Omdia, expectativas para o mercado de 5G na América Latina são promissoras. China ainda domina mercado consumidor

Author Photo
12:00 pm - 19 de abril de 2023
Imagem: Shutterstock

Até o ano de 2027, a América Latina deve ser a região que transmitirá a maior quantidade de dados 5G de todos os mercados globais, projetou a analista sênior da Omdia, Sonia Agnese, durante o último LATAM Telco Vision Forum, realizado no mês de março

Segundo dados apresentados pela Omdia, as expectativas para o mercado de 5G na América Latina são bastante promissoras. No Chile, por exemplo, atualmente a adesão à tecnologia chega a um pouco mais de 6% em relação às demais disponíveis. No mundo, por sua vez, a maior base de usuários ainda está concentrada na China, que se destaca como o maior público consumidor desse tipo de serviço, seguido pelos Estados Unidos e pelo Japão.

Na análise de Sonia, o que mais tem atraído o público a optar pelo 5G é a possibilidade de alcançar uploads mais rápidos, bem como utilizar chamadas por voz, realidade virtual, games e realidade aumentada, além do surgimento de novos serviços online, com mais fluidez e estabilidade. “O mercado latino deve se desenvolver nos próximos anos, já que o 5G no mundo foi uma porta de entrada para outros serviços que fomentaram o desenvolvimento de tecnologia e economias locais”, afirma a especialista. “Outro ponto a favor do 5G é que oferece a possibilidade de utilização de mais ferramentas de segurança na rede. Tendo em vista o cenário do trabalho no mundo atualmente, com muitos profissionais atuando em formado remoto, esse fator torna-se um grande diferencial”, acrescenta.

Com relação à questão da segurança cibernética, que é uma grande preocupação para quem acessa as redes, a analista pontua que é muito importante haver uma diretriz abrangente e, simultaneamente, clara sobre o que se deve saber acerca dos dados pessoais dos cidadãos, a fim de construir sistemas de identificação digital inclusivos e confiáveis.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.