Amdocs: IA generativa terá impacto ‘profundo’ para 90% das operadoras de telecom

Provedores acreditam que a IA generativa é fundamental para atingir metas de negócios, mas veem desafios de implementação

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4:40 pm - 18 de abril de 2024
telecomunicações, telecom, ia generativa Imagem: Shutterstock

Para 90% das operadoras de telecomunicações do mundo, o impacto que a IA generativa terá nos objetivos de negócios será “profundo”. No entanto, a implementação da tecnologia ainda está em fase preliminar, com apenas 22% delas tendo implantado soluções de IA generativa, 32% executando provas de conceitos (PoCs) e 29% pretendendo explorá-las nos próximos 12 meses.

Os dados são de uma pesquisa da Amdocs e da Analysys Mason chamada Desafios e oportunidades da GenAI. Foram ouvidos 114 líderes de operadoras na América do Norte, Europa e Ásia, responsáveis pelos planos de suas organizações e pela implantação da IA generativa.

Os resultados, segundo as empresas, indicam que há um entendimento claro entre as operadoras do potencial da tecnologia, mas que ainda há desafios e preocupações a frente.

A maioria dos entrevistados espera que a IA generativa tenha alto impacto em várias áreas, incluindo desenvolvimento de software (84%), gerenciamento de dados (82%), monetização (82%) e operações de rede (81%). A expectativa é principalmente de geração de novas receitas (51%) e redução do tempo de lançamento de produtos no mercado (40%), além de melhoria da produtividade dos funcionários (39%), novas oportunidades para os consumidores (35%) e melhoria da experiência do cliente (34%).

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As operadoras também disseram que a automação é de importância crítica: 75% esperam que a integração da IA generativa com sistemas operacionais expanda de ações e tarefas automatizadas que os sistemas operacionais podem executar.

Desafios e caminhos

A implementação da IA generativa tem, claro, seus desafios. Para 84% das organizações, há dificuldade de encontrar capacidades necessárias, ou seja, recursos humanos; e 81% apontam dificuldade de integração com processos de negócios.

Quase metade (45%) disseram que o alinhamento com as regulamentações de conformidade, privacidade e segurança era o maior desafio, seguido pelo treinamento LLMs com dados específicos de telecomunicações (43%) e acesso a dados de alta qualidade (40%).

Quase três quartos (74%) dos entrevistados estão explorando o que é necessário para construir sua própria plataforma IA generativa. Além disso, 42% recorrem a prestadores de serviços profissionais para implementar casos de utilização específicos de telecomunicações.

“Algumas operadoras estão até implementando ou considerando construir seus próprios modelos de linguagem de grande escala (LLMs). No entanto, construir essas plataformas internamente pode ser lento e caro, especialmente quando as habilidades e os recursos são escassos, neste ponto do mercado”, pondera Adaora Okeleke, analista principal da Analysys Mason. “Adotar uma plataforma LLM especializada voltada para telecomunicações de um único fornecedor, que consolida capacidades de vários provedores LLM, pode acelerar a implementação.”

Além disso, 84% das operadoras esperam implantar GenAI como um recurso incorporado por meio de aplicativos B/OSS de um fornecedor.

A pesquisa pode ser encontrada nesse link.

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Redação

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