Ambidestria nas empresas: líderes levam tema para prática no IT Forum Trancoso

Diego Puerta, da Dell, Fábio Coelho, do Google, Jeane Tsutsui, do Fleury; e Ricardo Guerra, do Itaú, debatem liderança ambidestra

Author Photo
8:27 am - 13 de abril de 2023
trancoso painel ambidestria Fotos: Divulgação

Manter as luzes acessar e ao mesmo tempo inovar é o desafio de todas as empresas. Afinal, a pressão por resultados é cada vez maior. Como as companhias estão atuando nessa seara, aplicando a ambidestria de forma ágil e assertiva, é o tema central do painel Ambidestria no topo das organizações” no IT Forum Trancoso. O evento acontece de 19 a 23 de abril, na Bahia, e a discussão, que reunirá CEOs de diversos mercados, abre a agenda do dia 21 de abril.

Diego Puerta, general manager da Dell Brasil; Fábio Coelho, presidente do Google Brasil; Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury; e Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco, contarão, na prática, como aplicam a estratégia da ambidestria e gerando benefícios satisfatórios tanto para os negócios quanto para seus clientes. A conversa será conduzida por Rafa Brites, escritora e apresentadora.

Participantes

Com 23 anos de Dell no Brasil, sendo pouco mais de dois deles na liderança da operação brasileira, Diego Puerta tem como objetivos perenes implantar tecnologias estratégicas para o crescimento e a lucratividade das companhias. 

Nesse painel, o executivo conversa sobre alguns dos maiores desafios dos líderes do mundo atual, incluindo construir e liderar equipes de alto desempenho, utilizar tecnologias ao mesmo tempo inovadoras e que tragam ROI, além de promover mais diversidade em suas organizações. 

Fábio Coelho é presidente do Google Brasil desde 2011 e vice-presidente da Google LLC. desde 2015. Fábio é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Administração pela COPPEAD-UFRJ e pós-graduação pela Universidade de Harvard. Ele ocupou posições executivas de marketing, vendas e gerência geral no mundo da internet e em telecomunicações, serviços financeiros e produtos de consumo em companhias como Citibank, P&G e Pepsico. Fábio trabalhou durante mais de uma década nos Estados Unidos como presidente do negócio digital da AT&T. 

O executivo trabalha para ajudar a estimular o ecossistema digital no Brasil. Entre 2011 e 2012, foi presidente do IAB Brasil depois como presidente do Conselho entre 2013 e 2014. Fábio é membro do Conselho da Graded School (Escola Graduada de São Paulo) desde 2013 e apoia as causas de empreendedorismo e educação. 

Jeane Tsutsui atualmente é presidente do Grupo Fleury. Iniciou sua trajetória no Fleury em 2001 como médica cardiologista, e fez a migração da carreira médica para executiva há 14 anos. Exerceu as funções de gerente e diretora nas áreas de P&D e Gestão do Conhecimento, diretora executiva Médica (2012 a 2018) e diretora-executiva de Negócios (2018-2021).

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Jeane fez residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da USP e em Cardiologia no Instituto do Coração (InCor)-USP. Tem doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, pós-doutorado na University of Nebraska Medical Center e é professora livre-docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP.

É orientadora do programa de Pós-Graduação em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Sua formação em gestão inclui MBA em Conhecimento, Inovação e Tecnologia pela FIA, e programas executivos na Harvard Business School, Wharton e Sloan School of Management no MIT. 

Ricardo Guerra é CIO do Itaú Unibanco. Há 29 anos na organização, o executivo é responsável por toda a plataforma tecnológica, desenvolvimento de software e operação de Tecnologia, além da adoção de novas tecnologias e iniciativas de transformação digital.

Antes de se tornar CIO, foi diretor-executivo de Sistemas e Arquitetura (2015 – 2016), diretor executivo de Canais, Dados e Arquitetura (2014 e 2015) e diretor de Canais (2008 a 2014). Também atuou em diversas áreas como risco de crédito e produtos financeiros.

É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e em Administração de Empresas pela FEA-USP, obteve o título de Master in Business Administration (MBA), em 2002, pela Kellogg School of Management – Northwestern University. Em 2022, ganhou o prêmio Executivo de TI do Ano, da IT Mídia, pela segunda vez consecutiva.

Rafa Brites se define como influenciadora de jornadas, apresentadora, escritora, palestrante e empreendedora. Chamada de pensadora moderna, Rafa não hesita em abordar assuntos como maternidade real, feminismo, Síndrome da Impostora, amores mesquinhos, entre outros.

Por meio de seu trabalho em diversos formatos, alcança milhões de pessoa que, seja em palestras, canal no Youtube ou Instagram, acompanham suas reflexões sobre a vida, construções das relações sociais e desafios do dia a dia. 

IT Forum Trancoso

Principal ponto de encontro da comunidade de TI, o IT Forum promove, entre 19 e 23 de abril de 2023, uma imersão de Conteúdo, Relacionamento e Negócios para a comunidade brasileira de tecnologia da informação. Reúne os 120 principais CIOs do Brasil – além de alguns dos maiores nomes da indústria de tecnologia – para debater tendências, soluções, novidades e, por que não?, dilemas e desafios.

O objetivo é desenvolver o mercado e aprimorar a atuação das companhias do setor, impulsionando o País. Tudo isso sem deixar de lado o cenário paradisíaco oferecido pela Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia.

Entre as atrações, além da forte programação de conteúdo e dos momentos de rico relacionamento, haverá um show de um dos maiores nomes da MPB: Caetano Veloso, que se apresentará pela primeira vez no icônico Teatro L’Occitane para cerca de 800 convidados.

Para a edição deste ano, o tema central dos debates será “Liderança Ambidestra”. Para saber mais acesse o site do evento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.