Amazon é processada nos EUA por gravações de crianças pela Alexa

Em ações, pais afirmam que empresa não informou sobre gravações de vozes das crianças

Author Photo
5:01 pm - 18 de junho de 2019

A Amazon é alvo de dois processos nos Estados Unidos por conta da gravação das vozes de crianças em dispositivos que rodam a sua assistente digital Alexa. As informações são da BBC News. Segundo a rede britânica de notícias, uma das ações está em nome de um garoto de oito anos de Los Angeles, na Califórnia, enquanto a outra está em nome de uma garota de 10 anos de Seattle, em Washington.

Em ambos os casos, as crianças interagiram com a Alexa por meio de alto-falantes Echo Dot, da Amazon, para ações como contar piadas, reproduzir músicas e responder a perguntas, entre outras. Os pais das crianças em questão alegam que nunca concordaram que as vozes de seus filhos fossem gravadas pela plataforma da Amazon, de acordo com a BBC News.

“Em nenhum momento a Amazon alerta aos usuários não registrados que está criando gravações persistentes de vozes das suas interações com a Alexa, muito menos pede seu consentimento para fazer isso”, apontam as ações.

Entre outras coisas, os documentos sugerem que os aparelhos com a Alexa deveriam ser desenvolvidos para apenas enviar apenas solicitações digitais, em vez de uma gravação de voz para os servidores da Amazon, ou que pudessem sobrescrever automaticamente as gravações pouco após elas serem processadas.

Posição Amazon
Em nota enviada à Computerworld Brasil, a assessoria de imprensa da Amazon diz que oferece ferramentas fáceis para os usuários configurarem os dispositivos Echo, “incluindo a capacidade de revisar e excluir as gravações de voz associadas às suas contas”. Confira abaixo o comunicado da empresa na íntegra.

“A Amazon tem um compromisso de longa data para preservar a confiança de nossos clientes e temos medidas e protocolos rigorosos já implantados para proteger sua segurança e privacidade. Os clientes configuram seus dispositivos Echo e oferecemos ferramentas fáceis de usar para gerenciá-los, incluindo a capacidade de revisar e excluir as gravações de voz associadas às suas contas. Também oferecemos o FreeTime na Alexa, um serviço gratuito que oferece controles parentais e maneiras de as famílias aprenderem e se divertirem juntas. Saiba mais sobre o FreeTime na Alexa nesta página: https://blog.aboutamazon.com/devices/amazon-freetimes-approach-to-family-privacy-and-safety.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.