Alibaba redefine liderança da nuvem após cancelamento de IPO
O Grupo anunciou novos líderes para suas três divisões de nuvem e enfatizou seu foco em IA na nuvem
Alibaba, uma das principais empresas de comércio eletrônico, está passando por mudanças estratégicas em sua divisão de computação em nuvem. Após cancelar oferta pública inicial (IPO) e perder bilhões em valor de mercado, a empresa busca reestruturar as unidades para ganhar mercado. Para isso, direciona sua atenção para a inteligência artificial (IA) na nuvem, reconhecendo a crescente demanda por poder computacional em aplicativos de IA.
O foco do Grupo está em três áreas principais: nuvem pública, nuvem híbrida e infraestrutura de nuvem. Embora as divisões já existissem, a Alibaba nomeou novos líderes para liderá-las, impulsionando mudanças estratégicas na companhia. De acordo com uma fonte ouvida pela CNBC, os novos líderes são veteranos da empresa, sendo eles: Weiguang Liu na nuvem pública, Jin Li na nuvem híbrida e Jiangwei Jiang na infraestrutura de nuvem.
Leia mais: Restrições dos EUA impactam planos do Alibaba para negócio de nuvem
Essa movimentação acontece em meio a uma forte competição no mercado chinês de computação em nuvem, especialmente em busca de clientes governamentais e setoriais. A mudança também acompanha o anúncio do Grupo, na semana passada, de cancelar a IPO da unidade de nuvem. Isso fez a empresa perder mais de US$ 20 bilhões em valor de mercado.
De olho na recuperação, Eddie Wu, CEO do Grupo Alibaba, afirmou recentemente que o grupo de inteligência em nuvem está firmemente comprometido em adotar uma estratégia de expansão utilizando a IA como prioridade na nuvem pública. Ele também destacou o aumento nos investimentos tecnológicos em software e hardware relacionados à IA.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
*Com informações da CNBC