Notícias

Algar Telecom lança fundo com foco em startups em estágio inicial

A Algar Telecom anunciou a criação de um Corporate Venture Builder em parceria com a multinacional FCJ Venture Builder. O foco da iniciativa é se aproximar e fortalecer startups que tenham sinergia com as estratégias de negócio do grupo Algar, voltadas principalmente para os segmentos de micro e pequenas empresas e consumidores finais.

Segundo comunicado da empresa, trata-se de uma nova unidade de negócios voltada, à princípio, a startups ainda em fase inicial de operação, com produtos em lançamento ou com baixo faturamento. O braço de inovação, o Brain, entrará como consultor do Algar Telecom Venture Builder.

“Esse é um movimento bastante estratégico para a Algar Telecom e, por isso, optamos por uma Corporate Venture Builder para fazer todo o processo de seleção e desenvolvimento das startups e sua posterior integração na companhia”, explica Tulio Abi-Saber, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Algar Telecom.

Em contrapartida, a Algar Telecom terá direito sobre uma participação minoritária (5% a 20%) das startups. “A unidade de negócio atuará em conjunto com os empreendedores, desenvolvendo e acompanhando as empresas durante as futuras rodadas de captação e escala do negócio”, complementa Abi-Saber.

Leia mais: Algar Telecom leva centro de inovação para Portugal

As startups selecionadas receberão mentorias com especialistas do mercado; acesso ao espaço dos escritórios do Brain em São Paulo, Recife, Uberlândia e Lisboa (Portugal); e apoio em áreas como jurídico, marketing, administração e vendas.

A expectativa da Algar é realizar, no primeiro ano, chamadas no ecossistema para captação de sete startups. Até o quinto ano, o planejamento estratégico é desenvolver 40 startups.

A seleção acontecerá por programas de Open Innovation, com lançamento de desafios diretamente conectados à estratégia da Algar Telecom, com base nos próprios desafios do programa de Evolução Digital da companhia.

Com esse foco, serão escolhidas startups com soluções que resolvam dores de três frentes distintas: experiência digital para o atendimento ao cliente; sustentação das operações e tecnologias digitais da empresa; e criação de novos negócios e produtos digitais.

“Sabemos que o mundo e o comportamento dos nossos clientes estão se transformando de forma acelerada e que precisamos acompanhar na mesma velocidade. As startups têm sido grandes parceiras nesse sentido e hoje já temos 18 que participam de produtos e serviços lançados. O lançamento da Corporate Venture Builder é uma forma de evoluir ainda mais esse relacionamento e tem uma conexão direta com os desafios de evolução digital da Algar Telecom — que busca oferecer uma experiência simples e fluída em todas as etapas da jornada dos clientes por meio da digitalização”, destaca Zaima Milazzo, Diretora de Inovação da Algar Telecom e presidente do Brain, centro de inovação fundado pela companhia.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

9 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

9 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

11 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

12 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

13 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

14 horas ago