Algar Telecom anuncia entrada no mercado de games por streaming

GameX Play dispensa consoles ou PCs e promete aumentar acesso a games para assinantes da operadora mineira

Author Photo
6:13 pm - 13 de março de 2023
algar, game, streaming Foto: Divulgação

A empresa mineira de telecomunicações Algar Telecom anunciou nessa segunda (13) sua entrada em um mercado ainda incipiente no Brasil, o de games por streaming. O serviço, desenvolvido em parceria com o centro de inovação da empresa – chamado Brain – dá aos clientes da operadora acesso a cerca de 300 títulos por R$ 29,90 mensais embutidos na conta.

GameX Play foi desenvolvida em parceria com a empresa francesa Digital Virgo, e coloca a empresa para competir com gigantes do setor – como a Microsoft e seu XCloud e a Nvidia e seu GeForce Now, ambos disponíveis no Brasil. A empresa mineira diz estar mirando um mercado potencial de US$ 2,3 bilhões movimentados pelo mercado gamer brasileiro em 2021.

Leia também: Do arcade ao metaverso: games, dados e o futuro corporativo

“O principal diferencial do GameX Play é a democratização do acesso aos games, já que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e notebooks, sem a necessidade de um computador específico ou console. É a solução de uma dor do consumidor, pois, muitas vezes, os títulos e videogames possuem preços bastante elevados e não são acessíveis a todos os públicos”, complementa Zaima Milazzo, presidente do Brain.

A plataforma está disponível inicialmente para clientes de Uberaba. A empresa trabalha em um plano de expansão para o restante do País.

Marco Barbaceli, country manager da Digital Virgo do Brasil, explica que o serviço funciona como plataforma, não loja. Ou seja, para jogar o usuário precisa vincular sua loja favorita – como a Steam da Valve ou a Epic Games Store, da Epic – e inicializá-los por meio da plataforma.

Brain em expansão

O Brain foi fundado pela Algar Telecom e possui sede em Uberlândia (MG), com filiais em São Paulo, Recife e Lisboa (Portugal). Aposta em um modelo de inovação aberta e parcerias para desenvolvimento de soluções disruptivas com foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing.

Novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com foco em clientes corporativos e pessoais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.