Categories: Notícias

Algar Tech: iniciativas melhoram eficiência das formações iniciais e promovem desenvolvimento comportamental

A Algar Tech, multinacional brasileira que oferece soluções de Gestão de Clientes e Gestão de Serviços de TIC, revisa constantemente seus programas de formação. O objetivo é aprimorar os treinamentos, o desenvolvimento dos seus talentos e garantir a melhoria contínua da qualidade de atendimento nas operações de contact center.

No início do ano passado, foi identificada a oportunidade de otimizar as capacitações iniciais e ao mesmo tempo facilitar o aprendizado dos novos associados – como são chamados os funcionários da empresa. O resultado foi uma redução de 26% do tempo de formação das pessoas e um salto da nota de qualidade do atendimento.

De acordo com Fernando Polati, diretor de Gestão de Clientes da Algar Tech, a análise foi feita com base no volume e na complexidade do atendimento, identificados no base line dos treinamentos realizados no ano anterior. “Percebemos que poderíamos trabalhar no conteúdo, utilizando outros métodos para garantir a disseminação do conhecimento, como uma consulta digital, gamefication, dinâmicas e pílulas de conhecimento, por exemplo, ou a aplicação de forma mais prática e menos teórica”, explicou.

Ainda segundo Polati, o objetivo nunca foi cortar conteúdo, mas sim revisitar a metodologia para possibilitar que os profissionais iniciassem o trabalho na operação mais rapidamente. “Conseguimos reduzir em média 505 dias de treinamento, levando em consideração todos os clientes da empresa. Para avaliar se estávamos no caminho certo, efetuamos as mudanças aos poucos, para garantir que não houvesse impactos na qualidade”.

Desenvolvimento de talentos
Paralelamente à ação de eficiência na capacitação inicial, a Algar Tech tem fortalecido seu portfólio de desenvolvimento técnico comportamental. A empresa oferece um leque diversificado de soluções para desenvolvimento das competências e habilidades dos talentos, usando ferramentas como gameficação, storytelling e supertraining, além de metodologias educacionais com eficácia reconhecida.

O treinamento comportamental surgiu nos Estados Unidos em 1947. De acordo com esse método, os pensamentos e emoções influenciam diretamente no comportamento das pessoas. “Esse estudo foi levado até o ambiente corporativo e ficou comprovado que parte das limitações e entraves de uma empresa estão relacionadas ao comportamento geral dos colaboradores”, explicou Polati.

A Algar Tech possui um portfólio com diversos treinamentos comportamentais, que abordam técnicas de empatia, motivação, estímulo em servir com excelência, eficiência nas negociações, gestão do tempo, visão estratégica, entre outros. Além disso, existem cursos de linguagem, gramática e design instrucional.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

3 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

3 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

3 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

3 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

3 dias ago