Alexandre Acauí, da Steck: ‘Estamos revendo a nossa arquitetura’

CIO fala sobre maiores desafios em seu novo cargo

Author Photo
4:21 pm - 19 de fevereiro de 2024
Alexandre Acauí, CIO da Steck Alexandre Acauí, CIO da Steck

Com 32 anos de experiência profissional, grande parte dela percorrida na indústria farmacêutica, Alexandre Acauí assumiu há seis meses o desafio de ser CIO da Steck Latam. Em entrevista ao IT Forum, o executivo resume um pouco de sua jornada, contando que o mercado farma é mundo com muito compliance e rigoroso em processos, o que se tornou uma escola para ele.

Em 2010, Acauí aceitou ser CIO da Adidas, onde ficou por quatro anos e, depois, teve passagens pela Unicoba, Jacobs Douwe Egberts, Grupo Brasanitas, Prodesp e Atrys, até chegar na Steck.

“A transição foi bacana porque eu gosto de mercados diferentes e tudo está sendo muito novo. Eu saí de farma, varejo, café… e cheguei no mercado construção civil”, confidencializa ele.

Leia mais: Charles Schweitzer assume I-Scaneo com o desafio de oferecer soluções que transformam vidas

E, esses primeiros meses, é claro que houve desafios. O primeiro deles era de governança, uma vez que a equipe precisa ser reestruturada para que estejam mais motivados, além de mudar o modelo organizacional de TI para atender melhor as outras áreas.

“Estamos revendo a nossa arquitetura. Antes, tínhamos sistemas muito fragmentados, com alguns gaps em ERP que já estamos corrigindo. Começamos isso no ano passado e, em 2024, vamos continuar”, revela Acauí.

De acordo com ele, parte de revisão da arquitetura é levar parte da infraestrutura para a nuvem, além de montar uma camada de APIs. Outra parte é rever as pontes de gestão da informação.

“IA também está dentro dessa agenda. Mas não é a tecnologia pela tecnologia. Nós já começamos um trabalho de dados, que serviu para o nosso programa de CRM. A agenda desse ano é pegar a estrutura toda e trabalhar mais a IA”, comenta o CIO.

Atualmente, a equipe de tecnologia da Steck tem 15 pessoas na América Latina. Entretanto, ele frisa ter muito outsourcing. “Eu estou revendo todo o novo desenho transacional, criando a estrutura e desenvolvendo parcerias de negócios. Nós já temos essa ‘pegada’ de trazer consultorias com conhecimentos específicos, como ERP, telefonia, redes e servidores, entre outros”, finaliza Acauí.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.