IA é a tecnologia mais importante dos últimos 50 anos, acredita Lisa Su

CEO da AMD revela suas visões sobre inteligência artificial durante o SXSW

Author Photo
8:01 pm - 11 de março de 2024
Lisa Su, CEO da AMD Lisa Su, CEO da AMD

Quando começou sua carreira no mundo da tecnologia, a Dra. Lisa Su, CEO da AMD, lembra que quase ninguém sabia o que eram semicondutores ou mesmo a importância da tecnologia. Agora, com a inteligência artificial (IA) ganhando notoriedade, a tecnologia tem sido uma das mais faladas, por ser um agente de transformação da computação moderna.

“Todo mundo aqui usa um chip AMD algumas vezes ao dia. Se você usa Teams, Office, está rodando AMD em sua infra, se você é um gamer também. Se você é fã da Telsa ou Subaro também”, contou ela para a audiência do SXSW, que acontece nesta semana no Texas, Estados Unidos.

Leia mais: Qual é a verdade sobre a computação quântica?

A executiva, que completa dez anos à frente da AMD, discutiu também o papel essencial desses componentes no setor de entretenimento. Ela menciono filmes de renome como Avatar 2 e War is Over, que ganhou ontem (11/3) o prêmio de melhor curta-metragem de animação no Oscar, ambos impulsionados pela tecnologia da AMD.

David Conley, produtor executivo da Weta, e produtor do premiado War is Over, subiu ao palco para compartilhar insights sobre como a colaboração com a AMD revolucionou o processo de criação cinematográfica do filme.

Ele destacou a importância da inteligência artificial e sua influência no futuro do entretenimento, enfatizando que a IA não substituirá os artistas, mas sim os capacitará como uma ferramenta essencial. “Há uma pressão por prazos curtos na criação de conteúdo e a necessidade de maximizar a eficiência dos artistas, permitindo-lhes focar em sua criatividade, em vez de tarefas repetitivas e demoradas”, comentou.

Transição de CPU para GPU

Olhando para o futuro, Lisa enfatizou o papel da inteligência artificial como ferramenta para aumentar a eficiência. Quando confrontada com preocupações sobre o impacto da IA no emprego, Lisa foi firme em sua convicção de que a tecnologia não substituirá os humanos, mas os capacitará a desempenhar melhor suas funções.

“AI é a tecnologia mais importante dos últimos 50 anos”, proclamou, enfatizando seu potencial transformador. Com a crescente integração da IA em diversos setores, desde grandes data centers até dispositivos pessoais, ela acredita em uma era de produtividade aprimorada e inovação contínua.

Por fim, a executiva ponderou sobre o futuro da tecnologia. Para ela, trata-se de uma fusão entre inovação e colaboração, impulsionada pelo poder dos semicondutores e a inteligência artificial. É uma visão que promete transformar não apenas a indústria, mas também a forma como vivemos, criamos e nos entretemos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.