Adoção de IA Generativa nas empresas é ainda muito baixa, diz Outsystems

Estudo aponta que organizações se sentem perdidas quando tentam encontrar um caso de uso para implementar tecnologia

Author Photo
12:00 pm - 18 de outubro de 2023
IA generativa Imagem: Shutterstock

A adoção da IA generativa pelas empresas ainda se encontra em estágios iniciais, revelou um levantamento global feito pela OutSystems, empresa de desenvolvimento de aplicativos de alto desempenho. Segundo o estudo, muitas organizações ainda não sabem totalmente como a tecnologia pode ser aplicada em seus negócios e quais os benefícios ela pode trazer. A pesquisa foi realizada com 64 empresas globais, clientes da base da OutSystems.

Um dos motivos para os executivos hesitarem na adoção da IA generativa está no fato de que muitos deles (25%) se sentem perdidos quando tentam encontrar um caso de uso para sua implementação, tampouco sabem como implementá-la. Outros 19% se queixam de falta de expertise em IA, enquanto 12% se preocupam com a privacidade de dados, segurança e governança; além de se preocuparem com Integrações (11%) e a prontidão da IA (7%).

Leia mais: Onde organizações estão realizando testes com a IA generativa

Rodrigo Soares, Solution Architecture Manager LATAM da Outsystems, explica que uma das alternativas para avançar a adoção da IA generativa está no low-code. “O low-code simplifica o processo de desenvolvimento de IA generativa, permitindo que mesmo empresas sem conhecimento técnico avançado possam criar e implantar aplicações que utilizam modelos de IA generativa eficientes. Isso acelera o tempo de desenvolvimento e reduz os custos, tornando a IA generativa acessível para empresas de todos os portes,” explica Soares,

Com a capacidade de criar conteúdo original e personalizado, a IA generativa pode impulsionar a inovação e agregar valor aos negócios. A adesão de IA generativa com low-code abre possibilidades para as empresas. O executivo ressalta, entretanto, que no caso do low-code associado à IA, ainda que o low-code facilite o desenvolvimento de soluções de IA generativa, é essencial que as empresas tenham uma compreensão clara das limitações e possíveis problemas associados, como a segurança e privacidade dos dados. Esses, devem ser cuidadosamente considerados para garantir o cumprimento das regulamentações e a proteção dos clientes. Ambos comprometem a qualidade do desenvolvimento, além de poder gerar ainda maior débito técnico e vulnerabilidades.

“Ao adotar o low-code, as empresas podem superar barreiras técnicas e aproveitar ao máximo as vantagens da IA generativa. Porém, é fundamental que as empresas estejam cientes dos desafios e riscos envolvidos, garantindo a implementação correta e segura da tecnologia”, alerta o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.