Categories: NegóciosNotícias

Adobe anuncia compra da Figma por US$ 20 bilhões

A especialista em ferramentas gráficas Adobe anunciou nessa quinta (15) um acordo definitivo para compra da Figma, startup dona da ferramenta de design gráfico web de mesmo nome. A operação de US$ 20 bilhões será feita metade em dinheiro e metade em ações, e deve aprimorar o portfólio da empresa compradora na área de “criatividade colaborativa”, como ela mesma define.

A operação ainda está sujeita a aprovações regulatórias e, espera a Adobe, deve estar concluída em 2023.

Após o fechamento da transação, Dylan Field, cofundador e CEO da Figma, continuará liderando a equipe, mas agora respondendo para David Wadhwani, presidente do negócio de mídia digital da Adobe. Até que a transação seja concluída, cada empresa continuará operando de forma independente.

“O Figma atraiu uma nova geração de milhões de designers e desenvolvedores”, diz a própria Adobe em comunicado para a imprensa. “Juntas, Adobe e Figma vão reimaginar o futuro da criatividade e produtividade, acelerando a criatividade na web.”

Leia também: Adobe Experience Cloud anuncia diretor enterprise para A. Latina

Fundada em 2012 por Dylan Field e Evan Wallace, a Figma ganhou mercado oferecendo ferramentas de design gráfico mais acessíveis, baseadas em web e sob assinatura, e com forte apelo colaborativo. Ganhou terreno sobretudo sobre a própria Adobe, cujas ferramentas são tradicionalmente mais caras, complexas, exigentes em termos de equipamento, e que demoraram a migrar para o modelo de assinatura na nuvem.

Segundo a Adobe, a Figma tem mercado total endereçável de US$ 16,5 bilhões até 2025. A expectativa é que a empresa adicione aproximadamente US$ 200 milhões em receitas anual líquida recorrente à Adobe já em 2022. A empresa tem margens brutas de aproximadamente 90% e fluxos de caixa operacionais positivos, declara a adquirente.

“Com a incrível experiência e inovação da Adobe, especialmente em 3D, vídeo, vetores, imagens e fontes, podemos reimaginar produtos fim a fim nos navegadores, enquanto construímos novas ferramentas e espaços para empoderar os clientes e desenhar produtos mais rápido e mais facilmente”, declarou no mesmo comunicado o CEO da Figma.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

1 dia ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

1 dia ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago