Adecoagro reduz incidentes com caminhões canavieiros usando rádios

Sistema da Morotola Solutions aumenta segurança entre unidades industriais e áreas remotas reduzindo acidentes e perda de cargas

Author Photo
2:05 pm - 22 de março de 2021
caminhão

Um sistema de comunicação usando rádio digital, unificado por um software de gerenciamento que permite contato direto com motoristas de caminhão transportando cargas de cana. Esse sistema de rádio digital da Motorola Solutions está sendo usada pela Adecoagro para alavancar um projeto de transformação digital em instalações de duas unidades no Mato Grosso do Sul.

A agroempresa tem cerca de 6.500 funcionários e três unidades industriais com capacidade de moagem de aproximadamente 14,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. O objetivo com a solução foi unificar a comunicação entre caminhões canavieiros e o Centro de Operações Agrícolas (COA) da empresa, de modo a ter maior controle da velocidade dos veículos, além de mais segurança e eficácia no transporte.

Leia mais: Sabesp investe em IoT e IA em unidade de abastecimento

O COA é responsável por identificar gargalos que possam comprometer a produtividade e a otimização de recursos. No entanto ele enfrentava dificuldades para acompanhar frotas e controlar a velocidade dos equipamentos usando sinal GPRS. A tecnologia não cobria os 100 quilômetros de raio de cobertura da companhia.

Após um estudo da área de cobertura dos serviços e pesquisa sobre as necessidades de comunicação, a Adecoagro optou pela solução da Motorola.

“A ferramenta tem auxiliado o COA ao permitir um contato direto com os motoristas. Com isso aumentamos nosso nível de segurança e evitamos perdas de tempo e erros de percurso, com o redirecionamento de rotas em caso de imprevistos”, explica Marcus Vinicius Silva Migliorança, supervisor do COA e de geotecnologia da Adecoagro.

Redução de acidentes

Depois da implementação do sistema, o número de acidentes e perdas de carga foi reduzido, diz o supervisor. Os caminhões rodam juntos mais de nove milhões de quilômetros por ano, o equivalente a doze viagens de ida e volta à lua. O sistema permite monitoramento dos trechos mais perigosos da estrada, elevando o nível de segurança.

A Motorola Solutions também fornece rádios para cerca de 900 usuários. A solução oferece suporte a aplicações de gerenciamento de frota, controle de velocidade, integração de soluções de gravação de voz e dados, rastreamento de localização por GPS e relatórios gerenciais, entre outros.

Os relatórios gerados em tempo real auxiliam na análise da qualidade do trabalho. Podem, por exemplo, criar “cercas virtuais” para monitorar o tempo que uma pessoa ou veículo passa em determinado local, além de fornecer informações sobre excesso de velocidade.

O sistema opera em uma rede de rádio digital bidirecional DMR privada, disponível em tempo integral. Segundo a Motorola, esse é o diferencial do sistema comparado ao GPRS ou outros sistemas de satélite, que possuem áreas de “sombra” ou são afetados por condições climáticas adversas.

Os planos futuros da parceria entre Adecoagro e Motorola Solutions incluem uma possível expansão do projeto no Mato Grosso do Sul para demais equipamentos da operação, como plantio, tratos e preparo de solo. E também na unidade Monte Alegre (MG), além do uso de outras aplicações ao agronegócio e a integração com sensores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.