Sabesp investe em IoT e IA em unidade de abastecimento
Projeto piloto em Itatiba (SP) utiliza conceitos de saneamento 4.0 para automatizar diagnósticos e prevenir incidentes
Implementar um sistema de monitoramento e controle centralizado com telemetria e telemedição (hidrometria) em uma unidade de tratamento de água e esgoto usando conceitos de internet das coisas (IoT) e indústria 4.0. Esse é o objetivo de um projeto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, que começa a tomar forma na unidade Capivari/Jundiaí – RJ, em Itatiba (SP).
O projeto faz parte de uma estratégia da Sabesp para a gestão e a operação baseados em conceitos de Saneamento 4.0. A unidade de negócio Capivari/Jundiaí – RJ atende a 13 municípios que integram a bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Beneficia uma população de mais de 800 mil moradores. A expectativa é que o projeto sirva de piloto para demais unidades da empresa.
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A licitação foi vencida pela Nalbatech. O contrato tem valor de R$ 800 mil reais e é totalmente baseado em prestação de serviços durante 18 meses a partir de outubro de 2020.
Como funciona
A coleta de dados acontece a partir da medição da vazão da água, volume e pressão, turbidez, quantidade de cloro, flúor, insumos para tratamento, entre outros itens. Os dados são coletados por sensores, por sua vez conectados a dispositivos de medição espalhados nos municípios atendidos. Somados a dados de outros equipamentos operacionais, alimentam uma plataforma na nuvem que centraliza e faz a gestão das informações.
A Nalbatech qualifica a análise de dados coletados no sistema para garantir a tomada de decisões corretas relativas à unidade. A ideia é reduzir e controlar a intervenção humana nas ocorrências de manutenção dos equipamentos e garantir a entrega da água.
Os dados são transmitidos pelos sensores para a uma plataforma chamada Elliot Cloud por meio de uma rede Sigfox, ambas implementada pela Nalbatech. Os dados são apresentados por meio de relatórios, gráficos online e envio de alarmes por e-mail e aplicativos de comunicação unificada corporativa, auxiliando na execução de tarefas.
Dispositivos e sensores
Cada dispositivo de IoT fornece informações sobre o consumo de cada cliente, registrando a quantidade e o momento exato de uso. Qualquer problema na rede que possa afetar este consumo é alertado aos operadores, que podem ver na tela a ocorrência e adotar as medidas adequadas e vistorias, se necessário.
O objetivo do projeto piloto é facilitar a visão do sistema, não apenas de cada unidade consumidora isolada. A integração permite, segundo a Nalbatech, que as equipes de campo atendam ocorrências sem a necessidade de contato dos consumidores, minimizando problemas no abastecimento e reclamações.
Recursos de inteligência artificial também estão sendo aplicados ao projeto, permitindo a correlação automática de eventos no processo de tratamento de água e esgoto. Eventos que fogem aos parâmetros estabelecidos geram alertas e são verificados pelas equipes de campo.
O próximo passo previsto no projeto é disponibilizar acesso ao cliente à solução, para que ele possa acompanhar seu consumo residencial ou empresarial em um aplicativo de smartphone.