Sabesp investe em IoT e IA em unidade de abastecimento

Projeto piloto em Itatiba (SP) utiliza conceitos de saneamento 4.0 para automatizar diagnósticos e prevenir incidentes

Author Photo
8:42 pm - 18 de março de 2021
estação de tratamento de água e esgoto da sabesp Estação de tratamento de Esgoto de Itatiba (SP). Foto: Milton Michida/Divulgação

Implementar um sistema de monitoramento e controle centralizado com telemetria e telemedição (hidrometria) em uma unidade de tratamento de água e esgoto usando conceitos de internet das coisas (IoT) e indústria 4.0. Esse é o objetivo de um projeto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, que começa a tomar forma na unidade Capivari/Jundiaí – RJ, em Itatiba (SP).

O projeto faz parte de uma estratégia da Sabesp para a gestão e a operação baseados em conceitos de Saneamento 4.0. A unidade de negócio Capivari/Jundiaí – RJ atende a 13 municípios que integram a bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Beneficia uma população de mais de 800 mil moradores. A expectativa é que o projeto sirva de piloto para demais unidades da empresa.

Leia mais: Solução analisa dados sonoros para prevenir desmatamento ilegal

A licitação foi vencida pela Nalbatech. O contrato tem valor de R$ 800 mil reais e é totalmente baseado em prestação de serviços durante 18 meses a partir de outubro de 2020.

Como funciona

A coleta de dados acontece a partir da medição da vazão da água, volume e pressão, turbidez, quantidade de cloro, flúor, insumos para tratamento, entre outros itens. Os dados são coletados por sensores, por sua vez conectados a dispositivos de medição espalhados nos municípios atendidos. Somados a dados de outros equipamentos operacionais, alimentam uma plataforma na nuvem que centraliza e faz a gestão das informações.

A Nalbatech qualifica a análise de dados coletados no sistema para garantir a tomada de decisões corretas relativas à unidade. A ideia é reduzir e controlar a intervenção humana nas ocorrências de manutenção dos equipamentos e garantir a entrega da água.

Os dados são transmitidos pelos sensores para a uma plataforma chamada Elliot Cloud por meio de uma rede Sigfox, ambas implementada pela Nalbatech. Os dados são apresentados por meio de relatórios, gráficos online e envio de alarmes por e-mail e aplicativos de comunicação unificada corporativa, auxiliando na execução de tarefas.

Dispositivos e sensores

Cada dispositivo de IoT fornece informações sobre o consumo de cada cliente, registrando a quantidade e o momento exato de uso. Qualquer problema na rede que possa afetar este consumo é alertado aos operadores, que podem ver na tela a ocorrência e adotar as medidas adequadas e vistorias, se necessário.

O objetivo do projeto piloto é facilitar a visão do sistema, não apenas de cada unidade consumidora isolada. A integração permite, segundo a Nalbatech, que as equipes de campo atendam ocorrências sem a necessidade de contato dos consumidores, minimizando problemas no abastecimento e reclamações.

Recursos de inteligência artificial também estão sendo aplicados ao projeto, permitindo a correlação automática de eventos no processo de tratamento de água e esgoto. Eventos que fogem aos parâmetros estabelecidos geram alertas e são verificados pelas equipes de campo.

O próximo passo previsto no projeto é disponibilizar acesso ao cliente à solução, para que ele possa acompanhar seu consumo residencial ou empresarial em um aplicativo de smartphone.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.