Abecs afirma não ter identificado golpe para fraudar pagamentos por aproximação
Associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento disse não ter encontrado "evidências da ação"
A Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, afirmou em nota publicada na noite desta quarta-feira (01) não ter encontrado evidências do suposto malware em máquinas de cartão que estaria bloqueando as transações por aproximação. A associação reúne mais de 90 empresas que atuam na indústria de cartões – entre as quais bandeiras, credenciadoras, bancos emissores, fintechs, marketplaces e fornecedores de equipamentos.
O suposto golpe foi descrito pela empresa de cibersegurança Kaspersky também nesta semana. Segundo a companhia, o novo golpe que se vale dos cartões de pagamentos por aproximação (via NFC) e máquinas de pontos de vendas (PDV) para realizar transações fantasmas.
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A Kaspersky afirmou ter encontrado três novas variações do malware Prilex e, segundo investigação de seus pesquisadores, trata-se do primeiro no mundo capaz de bloquear pagamentos por aproximação nos dispositivos infectados.
Na nota, a Abecs afirmou que “continuará monitorando e buscando informações junto ao mercado sobre o suposto golpe” e reforçou que o pagamento por aproximação é “uma modalidade de pagamento extremamente segura”.
“Cabe ressaltar que a indústria de meios eletrônicos de pagamento no Brasil é uma das maiores e mais evoluídas do mundo, principalmente no que se refere à segurança do sistema para os seus usuários. O pagamento por aproximação é uma tecnologia segura, adotada em diversos locais do mundo, com os mesmos parâmetros de segurança exigidos no Brasil”, escreveu a associação.
A Abecs recomendou ainda que, para evitar possíveis golpes, lojistas fiquem atentos a eventuais ligações telefônicas de falsos técnicos e confirmem a identidade do profissional sempre que receber um contato da empresa credenciadora.
Aos consumidores, a Abecs recomenda sempre conferir a fatura do cartão, cadastrar para receber mensagens sempre que seu cartão for utilizado e, em caso de transações não reconhecidas, entrar em contato imediatamente com a central de atendimento do cartão.