Preparação para a Black Friday de 2022 começa agora!

Mitigar riscos como instabilidade no e-commerce e ter logística correta são essenciais para a experiência do cliente

Author Photo
8:50 am - 26 de novembro de 2021
e-commerce, compras, cartão, homem negro Foto: Shutterstock

A Black Friday de 2021, que acontece hoje (26), poderá ser a mais digital de todos os tempos. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor será 25% maior, em comparação com o ano de 2020. Grande parte das transações será pelo celular, que se tornou o principal canal de compras de 30% da população no último ano, de segundo a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2021 da PwC.

E, quem deseja aproveitar a sazonalidade no próximo ano, deve preparar suas operações com antecedência. “Nós começamos a organizar a próxima Black Friday no dia seguinte que a anterior termina”, revela Camila Nunes, líder de marketing e Prime da Amazon no Brasil.

Para 2021, a empresa inaugurou quatro Centros de Distribuição, em São Paulo, no Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco. Além disso, aperfeiçoou soluções logísticas para Vendedores Parceiros que, em sua maioria, são pequenos e médios empreendedores. Houve a expansão do FBA Logística da Amazon, Delivery by Amazon, Vendas Internacionais e Programa de Recompensas.

Camila Nunes, Líder de Marketing e Prime da Amazon no Brasil

Camila Nunes, Líder de Marketing e Prime da Amazon no Brasil (Foto: Divulgação)

“Em cenários em que há exigência de aumento elástico sobre a capacidade das lojas online, como na Black Friday, é fundamental garantir a estabilidade e o funcionamento de todas as ferramentas do seu comércio digital”, complementa Gustavo Franco, diretor de Engenharia e Infraestrutura na VTEX. Segundo ele, são necessários testes de carga, análise antecipada de riscos e protocolos de incidentes.

Leia mais: Black Friday terá crescimento de 13% em pedidos de e-commerce, diz pesquisa

Nos planos da empresa para seus clientes, o plano de ação começa em agosto e envolve um trabalho de análise e priorização de riscos, além os testes de carga no sistema, para estimar o crescimento no volume de acessos e transações durante a data.

Na Amazon, os preparativos também contam com testes e melhorias contínuas. De acordo com Camila, as equipes trabalham continuamente para melhorar os sistemas, negócios e experiências durante todo o ano.

Gustavo Franco, diretor de Engenharia e Infraestrutura na VTEX

Gustavo Franco, diretor de engenharia e infraestrutura na VTEX (Foto: Divulgação)

Preparar-se com antecedência garante não apenas que riscos como queda de site acontece, mas melhora a experiência do cliente. A pesquisa da PwC revela que 39% dos brasileiros consideram um diferencial nas compras online a possibilidade de examinar uma variedade maior de produtos, em comparação com as lojas físicas. Além disso, 49% apontam a entrega rápida e confiável como o atributo mais importante para efetuar a transação. Em seguida, com 36%, vem a disponibilidade em estoque dos itens procurados. A facilidade de navegação no site, permitindo encontrar os produtos de forma rápida, ocupa o terceiro lugar na lista de atributos essenciais para 36% dos respondentes.

“Para além de atender a demanda, que cresce em larga escala nesses períodos, e ter uma logística que funcione, acredito que o maior desafio na preparação para a Black Friday seja proporcionar equilíbrio entre a introdução de novas funcionalidades e a estabilidade da plataforma”, comenta Gustavo, da VTEX.

Outros conselhos do especialista para a data é criar páginas especiais da Black Friday. Bem antes do evento, para que as ferramentas de busca tenham tempo de encontrá-las e indexá-las; considerar a experiência do consumidor nos dispositivos móveis, uma vez que parcela expressiva das compras de Black Friday é feita em smartphones ou tablets; e certificar-se de que os visitantes verão as promoções de Black Friday assim que entrarem na página.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.