Black Friday terá crescimento de 13% em pedidos de e-commerce, diz pesquisa

Estudo da Neotrust prevê faturamento de R$ 6,1 bilhões na data

Author Photo
11:15 am - 25 de novembro de 2021

A Black Friday 2021 deverá gerar 8,5 milhões de pedidos no e-commerce, com alta de 13% em relação ao ano anterior, de acordo com um estudo da Neotrust, uma das unidades de negócio do T.Group. O volume de compras deve propiciar um faturamento de R$ 6,1 bilhões, representando crescimento de 18% em comparação com 2020. Os números consideram o movimento das operações na quinta e na sexta (25 e 26 de novembro).

“O salto no número de pedidos e no faturamento do primeiro e segundo trimestre de 2021, quando comparamos os trimestres dos anos anteriores, faz com que o varejo tenha altas expectativas para esse fim de ano, ainda mais quando consideramos o ticket médio de outras datas e da Black Friday”, analisa Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.

Em um levantamento feito com os consumidores, a Neotrust descobriu que 59% dos entrevistados pretendem comprar algum produto online na data. Além disso, 36% disseram que a decisão de compra dependerá das vantagens oferecidas.

Quando questionados sobre qual será a maior motivação de compra, 59% das pessoas ouvidas disseram que gostam de aproveitar as promoções/preços, enquanto 30% manifestaram interesse em um produto específico. Do total, 12% apontaram outras razões.

Entre os que não pretendem fazer compras na edição 2021, 63% afirmaram não ver vantagens da Black Friday. Já 12% observaram que não encontram o produto que gostariam; 11% assinalaram que o frete é alto e 14% mencionaram outras razões.

Na pergunta “O que motivaria a comprar na Black Friday online”, 84% apontaram o preço baixo como fator, enquanto 4% disseram ser motivados por brindes e/ou promoções e iguais 4% são estimulados pela oferta de frete grátis. Do total, 8% mencionaram outros motivos.

De acordo com a pesquisa, 49% dos consumidores devem investir em Eletrônicos, 31% em Eletrodomésticos, 27% em Moda e Acessórios, 25% em Eletroportáteis e 25% em equipamentos de Informática.

De acordo com dados da ClearSale, empresa parceira da Neotrust, a quantidade de tentativas de fraude nos dias 25/11 e 26/11, será maior que ano passado, chegando a 34 mil tentativas. “Não é um número pequeno. Significa uma variação de 52% em relação ao ano passado, quando houve 22 mil tentativas”, observa Dantas. “Por incrível que pareça, a Black Friday não é a data que mais atrai os fraudadores. É uma data que não somente o varejo, mas também os consumidores estão muito bem-preparados”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.