Notícias

A marcha forçada para a computação em nuvem pode ser boa ou má

Quatro dos cinco principais investidores em P&D são também provedores de nuvem pública (Amazon, Google, Microsoft e Apple), de acordo com a Bloomberg . O foco da maioria das empresas nos dias de hoje – nuvem, nuvem e mais nuvem – é o motivo pelo qual a inovação atual tem se concentrado na nuvem. Especialmente nas plataformas de nuvem pública.

É claro que os dados da Bloomberg não diferenciam os investimentos em P&D específicos da nuvem de outras atividades de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, é fácil chegar à conclusão que a maioria dos dólares de P&D flui para a nuvem, tanto em grandes empresas de tecnologia quanto em startups financiadas por capital de risco.

O movimento é semelhante ao feito pelas empresas de tecnologia quando a web se tornou popular no final dos anos 90. Na época, toda a inovação e todo o dinheiro disponível para inovação eram direcionados para o desenvolvimento Web. Hoje, a nova plataforma é a computação em nuvem.

No entanto, como ex-CTO de quatro empresas de tecnologia, posso garantir que:

– O dinheiro gasto em novas plataformas, como a nuvem pública, também se desloca para empresas de tecnologia de médio e pequeno portes que fornecem muita das tecnologias usadas on-premise, na empresa.

– Quando uma oferta de produto específica esbarra em falta (real ou percebida) de inovação, a maioria das empresas muda para tecnologias onde a inovação (real ou percebida) ocorre. Se você não vir novos recursos e funções nos produtos que usa, provavelmente pesquisará novos caminhos para a inovação. Na maioria dos casos, essa pesquisa levará à nuvem pública.

Isso cria uma espécie de marcha forçada para uma nova tecnologia, baseada na TI corporativa, seguindo a inovação e, assim, os gastos em P&D. 

Já podemos ver essa marcha forçada, agora, com área de segurança: a tecnologia mais inovadora está sendo construída para a nuvem. O efeito cascata é que as plataformas de nuvem são geralmente mais seguras e a maioria das violações ainda ocorre on-premise.

Não sou fã dessas marchas forçadas para novas plataformas, com a consequente falta de foco na manutenção das plataformas existentes. No entanto, os fornecedores e as empresas continuarão a experimentar uma reação de Pavlov com as tendências tecnológicas atuais – e você realmente não pode culpá-los. É quase impossível ser tudo para todas as pessoas. Por exemplo, o principal inovador de novas tecnologias raramente é o aprimoramento contínuo da tecnologia atual.

Neste mercado, a sorte tipicamente favorece os ousados. E os melhor preparados.

Recent Posts

Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

O Integrity Forum 2024, realizado pela Quality Digital em parceria com a Diligent trouxe à tona discussões sobre…

22 minutos ago

Metade das organizações não tem programas de segurança para ambientes OT

Quase metade das organizações globais (49%) ainda não tem programas de segurança cibernética e de…

1 hora ago

Escolas públicas brasileiras estão mais conectadas, mas uso em sala patina

A qualidade das conexões de internet nas escolas públicas brasileiras avançou, mas o uso pedagógico…

2 horas ago

Não há continuidade de negócio sem uma gestão inteligente do backup

De acordo com dados da IBM, o custo médio global de uma violação de dados,…

3 horas ago

WeSafer ganha plano de expansão após aporte da Crescera Capital

O grupo pernambucano Avantia anunciou essa semana que, após receber em abril um investimento em…

3 horas ago

76% dos CMOs afirmam que a IA mudará o modo de fazer Marketing

A pandemia foi um divisor de águas para o marketing. Com o isolamento social, muitas…

18 horas ago