Notícias

A busca por propósito pode nortear a sua carreira?

Propósito tem a ver com quem você é e porque você faz o que faz! Tem a ver com realizar algo maior, que te dá prazer e traz felicidade! Tem a ver com como você gostaria de ser reconhecido no futuro e com qual frase você gostaria de ver na sua lápide. É talvez você não tenha pensado na frase que deixará como seu último registro, mas é uma boa hora para reavaliar todas as áreas da sua vida e não desperdiçar a sua jornada.

A partir do momento que começamos a entender qual é o nosso propósito é preciso avaliar as escolhas pessoais e profissionais para iniciar os questionamentos. É essencial você saber que não existem dois propósitos! Ao descobrir verdadeiramente o seu propósito, ele servirá para sua vida, em todos os papéis e dimensões!

O seu propósito precisa estar em sintonia com o da empresa que você trabalha. Porém, esse alinhamento é fundamental que exista desde o processo seletivo. De nada adianta você ter um conjunto perfeito de competências para a vaga, se o seu propósito pessoal for muito distante do da empresa. É preciso descobrir isso ainda no processo de seleção.

A descoberta do propósito é uma viagem! É preciso fazer perguntas profundas e obter respostas honestas. Comece perguntando “quem sou eu?”. Vale todo o tipo de resposta, desde as mais simples (nome, idade, filiação, naturalidade, profissão, emprego, situação social etc), até mais profundas (o que me motiva, qual a minha missão, o que me faz feliz, o que me faz infeliz, qual a minha visão do futuro, o que as pessoas acham que eu sou, quais as minhas crenças, quais os meus valores etc).

Se quiser tentar sozinho, recomendo a leitura de Encontre seu Porquê (S. Sinek, D. Mead, P. Docker). O livro pode ser o início desse processo para futuramente você buscar ajuda de um profissional para alinhar o seu propósito.

Não existe uma receita de bolo e ao longo da vida você pode inserir novos elementos e reavaliar todo processo. Para orientar essa descoberta o ideal é você ter um mentor, alguém que saiba usar as técnicas e não o conheça profundamente (para não ser influenciado nem influenciar). Para alguns elementos do propósito, pode-se usar ferramentas de assessments disponíveis.

E aí? Você sabe qual é o seu propósito? Como tem sido alinhar o seu propósito pessoal com o da empresa que você atua? De nada adianta você ser um profissional com um conjunto perfeito de competências, se o seu propósito não estiver minimamente alinhado com o da empresa.

*Por Sergio Lopes, especialista em liderança, possui 45 anos de carreira; 35 anos de atuação em RH; 30 anos de experiência em cargos de liderança e Gestão; 10 anos de experiência em projetos de consultoria e treinamento; atuação em outras áreas, além de RH (produção industrial, qualidade, atendimento ao cliente, SSMA, planejamento estratégico). Criador do modelo Performance Total (Propósito + Competência + Resultados = Performance Total). Co-autor do livro “Os Loucos Geram Mais Resultados” ed. Resultado.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

7 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

8 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

9 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

10 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

11 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

12 horas ago