99 agrega realidade aumentada ao seu app e planeja expansão

Empresa deve fortalecer seu papel de super app, com foco em carteira de pagamento e solução de segurança para motoristas

Author Photo
12:52 pm - 02 de dezembro de 2020
99 app Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99 (Foto: Divulgação)

A 99 pretende ir muito além do aplicativo de mobilidade em 2021. A empresa, que anunciou nesta quarta-feira (2) a inclusão de recursos de realidade aumentada e integração com o Google Street View em seu produto principal. As novidades estarão disponíveis a partir de janeiro para seus usuários. A marca também promete incluir uma função de assistente de ganhos para seus motoristas.

Além disso, a marca também aproveitou a coletiva de imprensa virtual para dar ênfase de novos serviços. Notadamente, um foco na carteira digital 9Pay e em segurança devem ser ressaltados durante o próximo ano. Saiba mais a seguir:

Tapa no visual e realidade aumentada

A nova versão do 99 promete otimização na navegação e facilitar a inteface de usuário. Dentre as novidades, a empresa anunciou uma integração com o Google Street View e recursos de realidade aumentada, para ajudar passageiros e motoristas a chegarem com mais facilidade aos pontos de encontro.

Veja também: Com anda a empregabilidade dos profissionais de TI?

A função de realidade aumentada mostra o caminho até o ponto de encontro em locais com alto movimento. Já usada pela DiDi Chuxing, chinesa dona da 99, no gigante asiático, a solução é inedita no Brasil. Por enquanto, a novidade será testada no aeroporto de Confins (MG). Há previsão de que o recurso esteja presente, ao longo do primeiro trimestre de 2021, no aeroporto de Guarulhos (SP) e no Santos Dumont (RJ)

O app também ganhou um assistente de segurança, um agregador que otimiza as ferramentas de segurança já existentes do aplicativo. Finalizando as novidades, os motoristas terão um assistente de ganhos, solução para acompanhamento de renda, definição de metas e que promete analytics para ajudar a rentabilidade dos parceiros.

“O design e a navegação mais intuitivos transformam o aplicativo e ajudam o usuário a escolher a opção que melhor atende sua necessidade. Essa é uma melhoria importante do novo app, já que neste ano lançamos uma série de novas categorias para auxiliar a população que busca transporte mais acessível e seguro”, afirma Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99.

Outra novidade é a Loja 99, uma plataforma de comércio eletrônico dentro do aplicativo de mobilidade. Com lançamento previsto para 15 de dezembro, a loja estará disponível inicialmente nas cidades de Santos e Jundiaí, ambas em São Paulo. Na estreia, os motoristas poderão contratar serviços e comprar produtos com descontos de marcas como Localiza Hertz, Tim, Vivo, Samsung, BR Lubrax e Allianz.

Segurança e pagamentos

Durante o evento, a 99 também comunicou a ampliação do portfólio da carteira digital 99Pay. A carteira de pagamentos permite uma série de opções desde pagamentos de contas até recargas de celulares pré-pagos. Nesta quarta, a companhia anunciou que será possível recarregar o saldo da 99Pay durante as corridas, ou receber o troco em crédito na conta digital. Além disso, será possível transferir dinheiro de uma conta para outra e, como incentivo, a marca está remunerando o valor deixado de saldo no serviço.

As novidades estreiam nesta semana nos lugares onde o 99Pay já foi lançado: Campinas (SP), Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Uberlândia (MG). Entre as novas funcionalidades, destaca-se a lucratividade na carteira, que oferece 220% do CDI. A 99 também promete que deve entregar os pagamentos via Pix já no início de 2021.

Outro foco da empresa é segurança. Com o novo aplicativo, a empresa oferece a assistente de segurança, recurso que agrupa uma série de ferramentas que acompanham e reportam comportamentos fora do comum. Em 2020, a empresa lançou o recurso de monitoramento da corrida, que detecta mudanças de rota, paradas inesperadas e ações suspeitas e rapidamente aciona usuários e motoristas.

A empresa também oferece assistência para os motoristas com câmeras de segurança dentro dos carros e monitoramento 24 horas por dia. “Queremos tornar a experiência do usuário, além de mais segura, ainda mais simples com o acesso ao conjunto de ferramentas que hoje a 99 disponibiliza”, comenta Thiago Hipólito, diretor de Segurança da 99.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.